Encomendado estudo para desfazer dúvidas sobre qualidade da água no rio Vez

| Norte
Porto Canal / Agências

Arcos de Valdevez, 05 jun (Lusa) - A Câmara de Arcos de Valdevez encomendou um estudo científico à qualidade da água do rio Vez depois de registadas novamente avaliações contraditórias por diferentes entidades na zona da praia da Valeta, disse hoje fonte municipal.

Este estudo, precisou a fonte, será feito por investigadores da Universidade do Minho e a qualidade da água do rio será avaliada com recurso a bioindicadores.

"Será feita brevemente uma campanha de amostragem de macroinvertebrados na área da praia fluvial do pontilhão Valeta, que são um reconhecido bioindicador, e que, a par dos resultados das análises bacteriológicas, servirá para demonstrar que a água do rio vez é de excelente qualidade", explicou ainda a fonte.

O presidente da Câmara de Arcos de Valdevez reagiu esta semana com "indignação" à classificação de "má" qualidade atribuída à praia fluvial da Valeta, garantindo que outras análises realizadas no mesmo período apresentaram resultados contrários.

"Sentimo-nos no dever de informar o público em geral que a água naquela praia é de boa qualidade como, aliás, sempre foi", afirmou à Lusa o autarca Francisco Araújo.

Das 335 praias distinguidas pela Quercus com qualidade de ouro, mais 40 do que em 2012, 20 são interiores, adiantou Francisco Ferreira, daquela associação ambientalista, realçando que o município de Albufeira apresenta o maior número, seguindo-se Vila Nova de Gaia, Almada e Vila do Bispo.

Em contrapartida, as praias com qualidade classificada como "má", com base nas análises à água realizadas pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA), incluem uma costeira (São Roque, no concelho de Machico, na Madeira) e três interiores (Pontilhão da Valeta, em Arcos de Valdevez, Fragas de S. Simão, em Figueiró dos Vinhos, e Agroal, em Ourém).

Francisco Araújo afirma que "foi com surpresa e indignação" que o município recebeu esta classificação, para Arcos de Valdevez, que diz ter sido obtida com base em resultados de três amostras realizadas em agosto de 2011 e que "pela metodologia utilizada" a influenciam "durante vários anos".

"Só que, conforme o histórico demonstra, o resultado daquelas três amostras está em total desacordo com os resultados obtidos desde de 2008 a 2012 se excluirmos esse curto período em que estas três amostras foram recolhidas", sublinhou o autarca.

Acrescentou que as análises realizadas pela Administração Regional de Saúde do Norte e pela autarquia apresentaram "resultados completamente diferentes e na linha do que o histórico naquela praia sempre apresentou", o que foi "ignorado" nesta classificação.

O estudo agora encomendado, garante a Câmara de Arcos de Valdevez, servirá para "demonstrar" o "quanto absurdo é a classificação atribuída pela APA".

"Enquanto isso, as trutas que abundam no rio, o pato-real que resolveu nidificar nas margens do vez e a lontra, que de vez em quando por ali passa, encarregam-se de demonstrar que a água do rio Vez é efetivamente de excelente qualidade", diz ainda o município.

PYJ // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Criança de nove anos atropelada em Vila Nova de Famalicão

Uma criança de nove anos foi atropelada na manhã desta quinta-feira, e ficou gravemente ferida, em Vale S. Martinho, no concelho de Vila Nova de Famalicão, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional do Ave, em Fafe.

Assaltada base da ambulância de emergência do INEM na Maia

A base da ambulância de emergência médica da Maia do INEM foi assaltada esta quinta-feira, tendo sido roubados um computador e peças de fardamento do instituto, disse à Lusa fonte o Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH).

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.