PR diz que Manoel de Oliveira "é um exemplo para todos os portugueses"

| País
Porto Canal / Agências

Porto, 12 dez (Lusa) - O Presidente da República, Cavaco Silva, foi hoje a casa de Manoel de Oliveira para lhe dar pessoalmente os parabéns pelo 105.º aniversário, considerando que o cineasta "é um exemplo para todos os portugueses".

Durante a jornada dedicada ao empreendedorismo social, que hoje decorre todo o dia no Porto, Cavaco Silva incluiu na sua agenda uma visita a casa de Manoel de Oliveira, no dia seguinte ao seu aniversário, para lhe dar os parabéns pelos seus 105 anos de idade.

"Manoel de Oliveira é um exemplo para todos os portugueses. Não apenas porque é o nosso maior cineasta, reconhecido internacionalmente mas também porque é um homem de grande dedicação ao trabalho e à arte, e muito tem contribuído para a projeção da cultura portuguesa", disse.

Lado a lado com Manoel de Oliveira junto à saída de casa do cineasta, o Presidente da República revelou que um dos temas da conversa foi o filme que realizador centenário ainda quer fazer.

"Disse-me que as coisas estão bem encaminhadas. Espero que sejam resolvidas a seu gosto", disse o chefe de Estado.

Manoel de Oliveira agradeceu o gesto de Cavaco Silva: "É um conforto, para mim, as suas palavras até porque é um empurrão grande à realização desse meu próximo filme. Muito obrigado".

Cavaco Silva recordou ainda que "o Presidente da República, nos termos da Constituição, representa a República, portanto representa o povo português".

"E por isso eu tenho a certeza que estou também a falar em nome, em geral, do povo português", garantiu.

Na conversa entre Manoel de Oliveira e Cavaco Silva, o cineasta revelou ainda ao chefe de Estado, de acordo com aquilo que foi adiantado à Lusa, que quando soube que o iria visitar disse: "Eu não posso acreditar que o Presidente da República vem a minha casa".

Quarta-feira, no dia do seu 105.º aniversário, o realizador disse ainda não haver financiamento garantido para o novo filme, "O Velho do Restelo", mas acrescentou que tal parece estar bem encaminhado.

Em declarações aos jornalistas depois da inauguração da exposição "Manoel de Oliveira - 105 Revistas" no Museu Nacional da Imprensa, no Porto, o cineasta disse que "ainda não há dinheiro, mas parece que a coisa está em bom caminho".

JF // SMA

Lusa/fim

+ notícias: País

Mais autocarros e mais viagens. FlixBus reforça operação para responder à afluência na Páscoa

A Flixbus divulgou, esta quarta-feira, o reforço da operação até 70% durante o período da Páscoa.

Trabalhadores da Medway em greve esta quinta-feira por melhores salários e condições

Os trabalhadores da empresa ferroviária de mercadorias Medway estão esta quinta-feira em greve por melhores salários e condições, incluindo a conciliação da vida profissional e familiar, tendo a empresa pedido uma reunião para o dia 11 de abril.

Bombeiros, SNS e INEM assinam acordo para melhorar transporte de doentes urgentes

A Liga dos Bombeiros Portugueses, a Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde e o INEM chegaram esta quarta-feira a acordo para melhorar o transporte de doentes urgentes e o financiamento de meios, após oito semanas de reuniões.