Ação solidária de fotojornalistas angaria mais de 5.000 euros para bombeiros

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 24 jul (Lusa) - A ação solidária que um grupo de fotojornalistas e fotógrafos realizou na semana passada na sequência dos incêndios de junho, com a troca de uma fotografia por um donativo, rendeu 5.286 euros, disse hoje o fotojornalista António Cotrim.

De acordo com o repórter, impulsionador da ação de solidariedade, as cerca de 200 fotografias cedidas pelos fotojornalistas foram todas adquiridas e a verba reunida será entregue, em data a anunciar, ao comandante dos Bombeiros Voluntários de Castanheira de Pera.

A ação "Uma imagem solidária", que aconteceu na semana passada no Museu das Telecomunicações, em Lisboa, reuniu fotografias cedidas por fotojornalistas e outros profissionais da fotografia de Portugal, Macau, Luxemburgo, Ucrânia, Alemanha, França ou Brasil.

A iniciativa aconteceu cerca de um mês depois de dois grandes incêndios terem começado em Pedrógão Grande e Góis, tendo o primeiro provocado 64 mortos e mais de 200 feridos.

Estes fogos terão afetado aproximadamente 500 habitações, 169 de primeira habitação, 205 de segunda e 117 já devolutas. Quase 50 empresas foram também afetadas, assim como os empregos de 372 pessoas.

Os prejuízos diretos dos incêndios ascendem a 193,3 milhões de euros, estimando-se em 303,5 milhões o investimento em medidas de prevenção e relançamento da economia.

Mais de dois mil operacionais estiveram envolvidos no combate às chamas que consumiram 53 mil hectares de floresta, o equivalente a cerca de 75 mil campos de futebol.

SS (JRS) // TDI

Lusa/fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.