Tribunal do Porto absolve "vidente" Bambo Guirassy da acusação de extorsão

| Norte
Porto Canal / Agências

Porto, 12 dez (Lusa) - A 3ª. Vara Criminal do Porto absolveu hoje Bambo Guirassy, autointitulado "grande medium vidente", do crime de extorsão de 16 mil euros a três casais, alegando falta de provas.

"Não se descortinam factos que alicercem as extorsões invocadas na acusação", lê-se no acórdão proferido, que foi transmitido aos advogados das duas partes pela juíza Paula Cristina Jorge Pires, no seu gabinete e numa brevíssima audiência.

O arguido Bambo Guirassy esteve ausente, porque pediu dispensa, que o tribunal concedeu, tendo sido representado pela sua advogada, Susana Pereira Coutinho.

"Fez-se justiça", comentou, simplesmente, a causídica.

O tribunal entendeu que "os ofendidos aceitaram, acordaram com o arguido o preço dos tratamentos e que depois arrependeram-se e tiveram que psicologicamente encontrar uma explicação para o facto de terem sido crédulos e de recuperarem o dinheiro que lhes fazia falta".

A defesa disse que os lesados foram indemnizados "integralmente" pelo professor Bambo, o que, aliás, aconteceu antes do início do julgamento.

No acórdão, o tribunal observa também que os membros de um dos casais lesados "tiveram dois depoimentos não muito coincidentes".

Outro casal que apresentou queixa contra o professor Bambo afirmou em tribunal que o arguido já lhe havia devolvido os 7.500 euros que tinham pagado por conta da consulta e do tratamento alegadamente prestados em 2008 e no ano seguinte.

Os dois disseram em tribunal que procuraram os serviços do professor Bambo numa altura em que enfrentavam grandes dificuldades na quinta onde trabalhavam, em Alijó.

"Fizeram-nos a vida negra lá na quinta", recordou a mulher, que hoje se encontra desempregada.

O filho, que também lá estava empregado, foi despedido e ela e o marido tiveram igual sorte mais tarde.

O casal ouviu muitos elogios a Bambo, numa rádio de Lamego, e tentou a sua sorte marcando também uma consulta, em agosto de 2008.

AYM // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

Criança de nove anos atropelada em Vila Nova de Famalicão

Uma criança de nove anos foi atropelada na manhã desta quinta-feira, e ficou gravemente ferida, em Vale S. Martinho, no concelho de Vila Nova de Famalicão, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional do Ave, em Fafe.