PS diz que Governo "decretou o fim das negociações" sobre reforma do IRC

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 12 dez (Lusa) - O PS afirmou hoje que o ministro da Presidência "acabou de decretar o fim das negociações" sobre as alterações ao IRC, admitindo que ainda pode haver acordo com a maioria se o Governo "retirar o que disse".

O ministro da Presidência acusou hoje o PS de ter apresentado condições para garantir que não havia nenhum acordo sobre a reforma do IRC, admitindo que uma ameaça de "rebelião" na bancada socialista tenha contribuído para isso: "Quando se apresenta uma proposta dizendo que se faz depender qualquer alteração do IRC da alteração do IVA da restauração e da taxa do IRS, sabendo-se obviamente que isso não é possível neste momento de se fazer, obviamente é porque se está numa atitude de garantir condições de que nenhum acordo é feito", declarou Luís Marques Guedes, na conferência de imprensa após o Conselho de Ministros.

O deputado socialista João Galamba afirmou hoje, no final da comissão parlamentar de Orçamento, Finanças e Administração Pública, que está a debater e a votar a reforma do IRC, que ainda pode haver acordo com o PSD e o CDS "desde que [o Governo] retire o que disse e que seja consequente com isso".

Entretanto, na reunião da comissão, cujos trabalhos foram interrompidos para serem retomados após o plenário, foram já chumbadas duas das propostas do PS consideradas fundamentais pelos socialistas: a redução da taxa de IRC para 12,5% para os primeiros 12.500 euros de lucro e as deduções dos lucros detidos e reinvestidos pelas empresas.

Esta última proposta já tinha sido votada na quarta-feira, tendo sido aprovada pela maioria, mas os deputados do PSD e do CDS pediram para que a votação fosse repetida, tendo agora sido rejeitada a proposta.

A única proposta socialista que foi aprovada pelos partidos que suportam o Governo foi a que diz respeito à remuneração convencional de capital social, que pretende aumentar a autonomia das empresas face à banca.

ND/NM (IEL) // ATR

Lusa/fim

+ notícias: Política

"Não fazia qualquer sentido". Rui Moreira confirma ter recusado convite para número 2 da AD às Europeias

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, confirmou esta terça-feira que foi convidado no domingo à noite por Luís Montenegro para ser o número dois da lista da AD ao Parlamento Europeu, mas recusou.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".