Pelo menos 24 civis mortos e 42 feridos em atentado suicida em Cabul

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Pelo menos 24 civis morreram e outros 42 ficaram feridos num atentado suicida hoje, com um veículo armadilhado numa rua perto de uma área residencial, onde vivem dirigentes afegãos, no oeste de Cabul.

A explosão aconteceu pouco antes das 07:00 (3:30 em Lisboa) numa rua no Distrito Policial 3, no oeste da capital afegã, disse à agência Efe a porta-voz do Ministério do Interior, Najib Danish.

O porta-voz anunciou, na sua página de Facebook, que pelo menos 24 pessoas morreram e 42 ficaram feridas, "todas civis".

Segundo Danish, três veículos e 15 lojas foram também gravemente danificados pela explosão.

Apesar de o local onde a explosão aconteceu estar próximo de uma área residencial onde vivem dirigentes do Governo afegão, o atentado afetou sobretudo lojas e estabelecimentos situados dos dois lados da rua.

Até agora o ataque não foi reivindicado por nenhum grupo armado.

Cabul tem sido palco de graves atentados nos últimos meses, incluindo o do passado 31 de maio com um camião carregado com explosivos, em que morreram 150 pessoas e mais de 300 ficaram feridas, tornando-se no mais sangrento ataque desde o início da invasão norte-americana no Afeganistão em 2001.

A missão da ONU no Afeganistão anunciou na semana passada que o conflito marcou um novo recorde de mortes de civis, com 1.662 mortos nos primeiros seis meses do ano, mais 2% que em 2016, incluindo um aumento nas mortes de crianças e mulheres de 9% e 23%, respetivamente.

Desde janeiro de 2009, quando a ONU começou a contabilizar as vítimas civis do conflito afegão, foram registados 26.500 mortos e 49.000 feridos.

+ notícias: Mundo

Acidente na Namíbia que matou duas portuguesas feriu outros 16 cidadãos nacionais

O acidente na Namíbia que na quarta-feira envolveu autocarros com turistas e provocou a morte a duas portuguesas provocou ferimentos em 16 outros cidadãos nacionais, seis dos quais inspiram algum cuidado, segundo o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.

OMS alerta para consumo de álcool e cigarros eletrónicos entre os jovens

Mais de metade dos adolescentes experimentaram álcool e um em cada cinco fumou recentemente cigarros eletrónicos, alertou esta quinta-feira o Escritório Regional Europeu da Organização Mundial de Saúde (OMS), num relatório sobre hábitos de saúde.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.