Corte do salário mínimo não está em discussão - FMI

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 12 dez (Lusa) - O líder da missão do Fundo Monetário Internacional, Subir Lall, esclareceu hoje que a 'troika' não irá discutir cortes no salário mínimo nacional, depois de quarta-feira ter dito que não iam discutir cortes nos salários nesta revisão.

Na chegada à reunião com os parceiros sociais esta quarta-feira, o líder da missão do FMI para Portugal disse que não iam discutir cortes salariais e que não sabia de onde os jornalistas tinham tirado essa ideia.

"Não. Não sei onde ouviram isso, vamos discutir assuntos mais abrangentes", disse à chegada ao encontro com as confederações sindicais e patronais, quando questionado sobre se no encontro seria discutida a flexibilização salarial que o FMI tem defendido para a economia portuguesa e em especial para o setor privado.

No entanto, hoje, à saída de uma reunião no Parlamento com os deputados da comissão eventual que acompanha a implementação das medidas do programa, esclareceu que essas declarações diziam respeito apenas ao salário mínimo nacional, e que também não podem determinar cortes no privado, já que isso é feito por acordo entre empregado e empregador.

"Não estamos aqui a discutir uma redução no salário mínimo, é essa a clarificação que queria fazer", afirmou.

Questionado pelos jornalistas sobre se estariam então a discutir cortes no privado, depois do fundo voltar a defender nos relatórios da oitava e nona avaliação que é necessária maior flexibilidade salarial no privado, o representante do FMI disse que não.

"Os salários do setor privado são estabelecidos por acordo entre os empregadores e os empregados, e isso é algo que os decisores políticos não podem controlar em lado nenhum", disse.

NM/ND// ATR

Lusa/fim

+ notícias: Política

Eis a lista completa dos ministros do Governo de Luís Montenegro

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, foi recebido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, numa audiência onde apresentou o elenco dos ministros do XXIV Governo Constitucional. Veja a lista completa:

Governo de Montenegro é o terceiro com mais mulheres na história da democracia

O XXIV Governo Constitucional vai integrar 17 ministros além do primeiro-ministro, um número semelhante ao do último executivo de António Costa, e será o terceiro mais paritário da democracia, com 41% da equipa governamental composta por mulheres.

Já se sabem mais oito nomes que vão compor o novo Governo

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, apresentará a lista da equipa governamental ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, às 18h00 desta quinta-feira. No entanto, já há nomes para oito pastas no novo Governo, confirma a SIC Notícias.