Multiculturalidade em evidência no último dia de Músicas do Mundo em Porto Covo

| País
Porto Canal com Lusa

Sines, Setúbal, 23 jul (Lusa) - A fusão de estilos musicais com influências culturais, habitualmente patentes no Festival Músicas do Mundo de Sines, evidenciam-se hoje em quatro concertos com músicos com raízes na Síria, Itália, Áustria, Reino Unido, Portugal e Coreia do Sul.

Com influências da música clássica oriental, jazz e da música contemporânea, o Basel Rajoub Trio vai subir ao palco do Largo Marquês de Pombal, às 20:00, para abrir, a última noite de concertos na aldeia turística do concelho de Sines, no distrito de Setúbal.

O saxofone de Basel Rajoub, natural de Alepo (Síria), vai ser acompanhado pelas percussões do italiano Andrea Piccioni e pela sanfona do austríaco Matthias Loibner.

A Orquestra Latinidade, que tem espetáculo agendado para as 21:15, é apresentado como um grupo português, que tem Lisboa o seu "berço", contudo os seus elementos são cantores e instrumentistas da Europa e da América do Sul, que levam ao palco um projeto multicultural com "sabor" a Argentina, Itália, Brasil, Espanha e Portugal.

Na última noite de música em Porto Covo, está ainda programado para as 22:45 um concerto da lusodescendente Nessi Gomes, que traz do Reino Unido um espetáculo de "folk alternativa".

A fechar o cartaz do Festival Músicas do Mundo (FMM) de Sines na aldeia turística alentejana, sobe ao palco o grupo sul-coreano The Barberettes, para um espetáculo que leva a viajar no tempo até aos anos 50 e 60, com música indie.

Depois de três dias e doze concertos em Porto Covo, o FMM muda-se na segunda-feira para Sines, para onde estão agendados mais 44 concertos, uns gratuitos, outros pagos, distribuídos pelo Pátio das Artes, pelo Largo Poeta Bocage e o Centro de Artes de Sines, pela Avenida Vasco da Gama e pelo Castelo.

No ano em que decorre a 19.ª edição do festival, o FMM foi distinguido pelo júri do EFFE Label, com o selo europeu de qualidade atribuído a festivais de todas as áreas artísticas. O FMM é um dos 26 "festivais laureados" entre os 715 aos quais foi atribuído o selo no biénio 2017-2018, segundo divulgou, numa nota enviada à agência Lusa, a Câmara Municipal de Sines.

O EFFE Label reconhece "excecional qualidade, trabalho, empenho e impacto nos seus contextos e territórios". O FMM é assim candidato ao EFFE Award, da European Festival Association, que é anunciado em setembro, em Bruxelas.

Além do festival alentejano, está nomeado outro projeto português, o festival Walk&Talk, dos Açores, a par de festivais de arte e de música de Espanha, Irlanda, Alemanha, Itália, Grécia, Eslováquia, Chipre, Reino Unido, Sérvia, Hungria, Dinamarca, Polónia, Itália, Ucrânia, Bulgária, França, Estónia, Geórgia, República Checa e Holanda.

AYN // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: País

Portugal com 23 casos confirmados de sarampo

O número de casos de sarampo subiu para 23 em Portugal, havendo ainda seis casos em investigação, segundo um balanço da Direção-Geral da Saúde (DGS).

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.