Síria: Russos concluem acordo com rebeldes sírios sobre zona segura de Ghouta

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Moscovo, 22 jul (Lusa) -- As autoridades russas concluíram um acordo com os rebeldes sírios sobre a zona segura de Ghouta Oriental durante as conversações de paz no Cairo, anunciou hoje o Ministério da Defesa russo.

Os acordos foram assinados para definir uma zona segura na região de Ghouta Oriental, na Síria, indicou um comunicado do ministério russo.

Nos documentos, foram definidas as fronteiras da zona, bem como as rotas para fornecimento de ajuda humanitária à população e para movimentação dos residentes.

O Ministério da Defesa indicou ainda que um primeiro comboio humanitário para a zona segura de Ghouta Oriental está previsto para "os próximos dias".

Estes acordos foram concluídos durante conversações no Cairo entre responsáveis russos e opositores sírios.

A Ghouta Oriental faz parte das "zonas de 'desescalada' [outra designação das zonas seguras]" estabelecidas em maio pela Rússia, Irão, aliadas do regime de Bashar al-Assad, e a Turquia, que apoia a rebelião.

ARP // JPS

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.