Filmes "Cartas da guerra" e "A morte de Luís XIV" nomeados para prémios Platino

| País
Porto Canal com Lusa

Redação, 22 jul (Lusa) - O filme "Cartas da guerra", de Ivo Ferreira, e a produção luso-espanhola "A morte de Luís XIV", de Albert Serra, estão nomeados para os Prémios Platino de Cinema Ibero-Americano, que são entregues hoje em Madrid.

Os prémios Platino, apresentados como os "Óscares latinos", cumprem a quarta edição e t~em por objetivo distinguir a produção iberoamericana.

"Cartas da Guerra", de Ivo M. Ferreira, está indicado para três prémios: Melhor Direção artística, de Nuno Gabriel de Mello, Melhor Fotografia, de João Ribeiro, e Melhor Direção de Som, por Ricardo Leal e Tiago Matos.

O filme de Ivo Ferreira, que já esteve nomeado para os Prémios Europeus de Cinema e passou por vários festivais, baseia-se na correspondência entre António Lobo Antunes e a primeira mulher, Maria José, quando o escritor e médico esteve destacado nos anos 1970 em Angola.

"A morte de Luís XIV", filme do realizador espanhol Albert Serra, protagonizado por Jean-Pierre Léaud e cuja rodagem passou por Portugal, está nomeado para o Platino de Melhor Direção de Arte.

Este filme teve estreia mundial em 2016 no festival de cinema de Cannes, onde o ator francês Jean-Pierre Léaud recebeu uma Palma de Ouro de Honra.

A Academia Portuguesa de Cinema tinha proposto oito filmes portugueses para as diferentes categorias dos prémios Platino, mas às nomeações finais só chegaram aqueles dois filmes.

SS // MAG

Lusa/fim

+ notícias: País

Preços dos combustíveis seguem em direções opostas. Confira as previsões

Depois de na última semana os preços dos combustíveis terem descido, a partir de segunda-feira as notícias não são boas para os condutores de carros a gasolina.

Euromilhões. Já são conhecidos os números e estrelas que valem 120 milhões de euros

Já foram revelados os números que compõem a chave do sorteio desta sexta-feira, 031/2024.

Um terço dos portugueses elegem 25 de Abril como a data mais importante do país

Em 2004 foi também esta a escolha de 52% dos inquiridos e de 59% da amostra no inquérito de 2014, face a outras datas propostas, como a adesão de Portugal à Comunidade Económica Europeia (CEE), em 1985, a implantação da República (1910), a restauração da independência em 1640, a Batalha de Aljubarrota (1385) e a chegada de Vasco da Gama à Índia (1498).