ASPIG/GNR critica aviso para concurso por ser condicional mas implicar pagamento

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 21 jul (Lusa) -- A Associação Socio-Profissional Independente da Guarda (ASPIG/GNR) manifestou-se hoje contra o aviso para abertura do concurso para admissão de novos guardas para a GNR, por ser condicional, mas implicar um pagamento de 40 euros ao Estado.

Em comunicado, a ASPIG/GNR justifica a sua posição sublinhando que o procedimento concursal é "aberto condicionalmente até à emissão de despacho conjunto dos membros do Governo responsáveis pelas áreas das finanças e da administração interna", mas, ao mesmo tempo, exige aos candidatos "o pagamento, ao Estado, de 40 euros para que a sua candidatura possa ser validada".

"Considerando que -- tal como nos anos transatos -- se candidatam à GNR e PSP mais de 20.000 cidadãos, não será difícil de concluir que com esta inovadora imposição legislativa o Estado arrecada, por cada concurso destas duas forças de segurança, mais de 800 mil euros", insiste a ASPIG.

A associação defende que, considerando o perfil dos candidatos -- jovens à procura de uma carreira nas Forças de Segurança - e as dificuldades económicas e financeiras das famílias, "esta nova 'fonte' de financiamento do Estado, ainda que possa ser legal, é imoral porque (...) é uma forma do Estado extorquir dinheiro aos pretendentes".

O aviso, publicado em Diário da República na passada sexta-feira, já tinha merecido críticas da Associação Nacional dos Sargentos da Guarda (ANSG), que o considerou ilegal tendo em conta que o curso ainda não foi autorizado pelo Governo.

O presidente da ANSG, José Lopes, disse à agência Lusa que este aviso é "incerto de ilegalidade", porque ainda não foi autorizado pelo Ministério das Finanças a abertura de um curso de admissão de novos elementos para a GNR, nem publicado o número de vagas.

Este procedimento "contraria a lei do Orçamento do Estado, pois para a abertura do procedimento concursal de admissão ao curso de formação de guarda necessita incontornavelmente do despacho conjunto dos membros do Governo responsáveis pelas áreas das Finanças e da Administração Interna de modo a concertar a devida autorização financeira com o número de vagas a autorizar", adianta a ANSG.

Depois destas críticas, o Comando-Geral da Guarda Nacional Republicana veio esclarecer que a publicação do aviso de abertura condicional do concurso para admissão de novos guardas "em nada difere" dos anos anteriores.

"A linha de orientação adotada este ano da abertura condicional de procedimento concursal comum para admissão ao Curso de Formação de Guardas da GNR, até à emissão de despacho conjunto dos membros do Governo responsáveis pelas áreas das Finanças e da Administração Interna, em nada difere da dos anos transatos", refere o Comando-Geral da corporação, numa resposta enviada à agência Lusa.

SO (CMP) // JPF

Lusa/Fim

+ notícias: País

Portugal com 23 casos confirmados de sarampo

O número de casos de sarampo subiu para 23 em Portugal, havendo ainda seis casos em investigação, segundo um balanço da Direção-Geral da Saúde (DGS).

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.