Porto sem Livraria Lello por dois dias

Porto sem Livraria Lello por dois dias
| Norte
Porto Canal com Lusa

A Livraria Lello, no Porto, vai fechar nos dias 26 e 27 para realização de parte de uma remodelação interior orçada em dois milhões de euros, informaram hoje os responsáveis do icónico espaço.

A Lello tem efetuado obras dentro das instalações "quase exclusivamente em horário noturno", de modo a manter portas abertas durante o dia, mas trabalhos específicos de recuperação dos soalhos do rés-do-chão e do primeiro andar impõem que se vede o acesso ao público durante os dois dias.

"O desgaste provocado pelos 111 anos de existência da livraria e pelos milhares de visitantes que recebe diariamente, justifica plenamente esta intervenção de conservação e restauro", sublinha a Lello num comunicado em que se alude aos trabalhos em curso como sendo de "extrema complexidade".

A funcionar num edifício neogótico classificado como Monumento de Interesse Público, a Lello reclama ter recebido mais de um milhão de visitantes "só em 2016". É considerada uma das mais belas livrarias do mundo por vários órgãos da imprensa internacional - como o jornal The Guardian, que a elevou, em 2008, à terceira mais bela do mundo, ou a estação televisiva CNN, em 2014, que a considerou a mais linda do mundo.

As "profundas obras de conservação e restauro" do interior do edifício incluem a recuperação completa de madeiras e estuques, a reformulação da instalação elétrica e da iluminação, bem como a instalação de um novo sistema de aquecimento, ventilação e ar condicionado.

Estas obras, assinala a Lello, seguem-se a uma primeira fase do restauro, terminada em julho do ano passado, que incidiu na reabilitação da cobertura, no restauro da fachada e do vitral de grandes dimensões.

"A reabilitação da cobertura veio pôr cobro a infiltrações, melhorando a sua estanquidade, comportamento térmico e de ventilação. O restauro da fachada visou devolver as cores originais, especialmente às das duas figuras femininas da autoria de José Bielman e das letras 'Lello e Irmão'", nota o comunicado.

"Apesar de estas não serem as primeiras obras de conservação do edifício da Livraria Lello são, sem dúvida, as mais profundas e que se pautam por um extremo rigor técnico e científico, sendo acompanhadas por técnicos da Direção-Geral do Património Cultural", afirmam os responsáveis pela livraria.

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Criança de nove anos atropelada em Vila Nova de Famalicão

Uma criança de nove anos foi atropelada na manhã desta quinta-feira, e ficou gravemente ferida, em Vale S. Martinho, no concelho de Vila Nova de Famalicão, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional do Ave, em Fafe.

Assaltada base da ambulância de emergência do INEM na Maia

A base da ambulância de emergência médica da Maia do INEM foi assaltada esta quinta-feira, tendo sido roubados um computador e peças de fardamento do instituto, disse à Lusa fonte o Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH).