Herbie Hancock e Rodrigo Amarante no Festival Mimo que abre hoje com Três Tristes Tigres

| Norte
Porto Canal com Lusa

Amarante, Porto, 21 jul (Lusa) - O pianista de jazz Herbie Hancock, os 'cantautores' Rodrigo Amarante e Ala.Ni, assim como o guitarrista Manel Cruz, são cabeças de cartaz da segunda edição do festival Mimo, que regressa hoje a Amarante.

A programação de três dias abre hoje os tuaregues Tinariwen, os brasileiros Nação Zumbi e Jards Macalé, além dos Três Tristes Tigres e do Quarteto Arabesco, com Pedro Jóia, que atuam na cidade.

O festival, que se prolonga até domingo, conta com 52 atividades, espalhadas pela cidade, entre música, cinema, um programa educativo, poesia e um fórum de ideias. É uma iniciativa que "conta histórias", como disse à agência Lusa a sua diretora-geral, Lu Araújo.

O festival, enquanto "conceito", "reinventa-se perante a cultura portuguesa", o que faz com as pessoas "vejam Amarante com outros olhos", disse Lu Araújo à Lusa.

No Brasil, o Mimo também se diferencia, principalmente num momento económico e político como o que atravessa: "O Mimo faz a diferença num país como o Brasil neste momento; é um oásis e os patrocinadores entendem que isso é preciso", disse a organizadora.

Essa diferenciação faz-se pela programação, sempre de acesso gratuito, tal como em Amarante: "Cada ano é sempre um desafio, mas continuamos firmes, com bons patrocínios e nenhuma grande perda. É importante mostrar que fazer as coisas de graça não significa fazer as coisas com menos nível."

O Mimo nasceu no Brasil em 2004, na cidade de Olinda: "Uma cidade que tinha 300 mil habitantes e 22 igrejas, mas não tinha nem um cinema ou um teatro", disse a criadora do conceito do Mimo, que viu na "falta de equipamento cultural" do Brasil uma oportunidade de "ocupar o património histórico" com atividades culturais.

A partir de 2009, o Mimo começou a crescer pelo Brasil, estando agora presente em cinco cidades brasileiras, mas Lu Araújo diz que desde cedo que era "uma meta" exportar o conceito para Portugal.

A primeira escolha de Lu Araújo foi o Porto, mas, quando conheceu Amarante, teve uma "relação imediata de simpatia" pela cidade: "É uma cidade com um charme incrível, medieval, mas também barroca, e com um museu muito bem equipado", afirmou, referindo-se ao Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso.

A organização do Mimo estima que foram 24 mil as pessoas que passaram por Amarante, durante os três dias de festival em 2016.

Este ano regressa à cidade portuguesa com uma programação abrangente, cultural e geograficamente, com artistas de vários estilos musicais e de dez nacionalidades diferentes.

Lu Araújo diz que a equipa organizadora tenta sempre trazer artistas a Portugal "em exclusivo": Herbie Hancock, Rodrigo Amarante, os músicos tuaregues do Mali Tinariwen e a 'cantautora' Ala.Ni são alguns dos nomes que este ano vêm a Portugal, apenas para tocar no festival Mimo.

Sábado é o dia de Herbie Hancock, assim como de Richard Bona & Mandekan Cubano, Hamilton de Holanda & O Baile do Almeidinha, com Mayra Andrade, Anne Paceo, Coro de Câmara de Lisboa e Girma Bèyènè e Akalé Wubé.

No domingo, atuam Filipe Raposo, Ricardo Ribeiro, Ala.Ni, Manel Cruz, Céu e Rodrigo Amarante.

Por ser um "festival que conta histórias", a diretora-geral do Mimo considera que o cinema e a poesia também tinham de estar presentes. Assim, estreia em Portugal o filme "Chico Science - Um Caranguejo Elétrico", de José Eduardo Miglioli, e conta com projeções de filmes como "Vinicius de Moraes - Um Rapaz de Família", de Susana Moraes.

O festival organiza também o Programa Educativo com oficinas e, no Fórum de Ideias, o público poderá ouvir as histórias e interpelar os artistas que atuam no festival: Manel Cruz, Nação Zumbi, Ricardo Ribeiro e Jards Macalé.

O Mimo tem como promotores a Turismo do Porto e Norte de Portugal, Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa e Câmara Municipal de Amarante e conta com o patrocínio da Santa Casa Misericórdia de Lisboa. A Fundação Millennium bcp é mecenas do Programa Educativo.

AZF/MAG // MAG

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Câmara de Gondomar aprova contas de 2023 com saldo positivo

A Câmara de Gondomar aprovou esta sexta-feira, com os votos contra da oposição, o relatório e contas de 2023, que apresenta um saldo positivo de 610 mil euros, situação que o presidente atribuiu aos conflitos na Ucrânia e em Gaza.

Terminaram buscas por jovem desaparecido em Gaia

As buscas permanentes pelo jovem de 16 anos desaparecido há uma semana no mar em Vila Nova de Gaia terminaram esta sexta-feira, sem sucesso, ao pôr-do-sol, revelou à Lusa o comandante da Capitania do Douro, Rui Lampreia.

Idoso carbonizado encontrado em Santa Maria da Feira

Um idoso foi encontrado morto já carbonizado em São João de Ver, no concelho de Santa Maria da Feira, avança o Correio da Manhã, citando fonte da GNR.