Sinfonieta de Hong Kong abre Festival Internacional de Música de Marvão

| País
Porto Canal com Lusa

Marvão, Portalegre, 21 jul (Lusa) -- A Sinfonieta de Hong Kong abre hoje o IV Festival Internacional de Música de Marvão (FIMM), num concerto no pátio do castelo, dirigido pelo maestro Christoph Poppen, diretor artístico do certame que, pela primeira vez, se estende a Portalegre.

O programa do concerto de abertura, em que são solistas a soprano Juliane Banse e a violinista Clara-Jumi Kang, inclui obras de Beethoven (abertura "Coriolano", Romance em Fá maior, para violino e orquestra, uma ária da ópera "Fidélio"), Saint-Saëns ("Introdução" e "Rondó Capriccioso"), e de Schubert (Sinfonia n.º 5 e três 'lieder' orquestrados por Benjamin Britten, "A Truta", Max Reger, "Erlkönig", e Hector Berlioz, "Abendrot").

O prograam de abertura prossegue na cisterna do castelo com um concerto pelo contratenor David James, o violinista James Cuddeford, o violetista Chan Tsz-Shun Elvis e a violoncelista Mirjam James, que interpretarão obras de Pérotin, Bryars, Purcell e Pärt.

O FIMM prolonga-se até 30 de julho e, "à quarta edição, é já o maior Festival de música clássica que se realiza em Portugal, em número de concertos, totalizando, nesta edição, trinta concertos", disse à agência Lusa o assessor artístico do certame, Bernardo Mariano.

Em declarações à agência Lusa, Bernardo Mariano destacou "uma maior presença da Orquestra do Festival, o reforço da parceria com [a autarquia espanhola vizinha de] Valência de Alcântara, e o facto de, pela primeira vez, o Festival apresentar concertos em Portalegre", a capital de distrito, a cerca de 25 quilómetros da vila de Marvão.

"Destaco a atividade da Orquestra do Festival, que é um projeto original em Portugal. Nunca um Festival teve uma orquestra própria, que tenha memória, e nós estamos a formar este projeto. Este ano vão fazer dois estágios e apresentar-se em quatro concertos", disse Bernardo Mariano.

Esta orquestra é constituída por músicos profissionais da Orquestra de Câmara de Colónia, um dos agrupamentos que participa no FIMM, e por jovens músicos e alguns bons músicos amadores, mais velhos, que se candidatam, através do portal do festival, explicou o responsável.

A 05 de agosto, no âmbito da programação "poslúdio", a Orquestra do Festival toca em Valência de Alcântara, na Extremadura espanhola, a 25 quilómetros de Marvão, e, no dia seguinte, em Portalegre.

Nesta cidade, o FIMM apresenta, no dia 24, na antiga igreja, atualmente dessacralizada, do Convento de São Francisco, o Quarteto de Cremona, que tocará peças de Webern, Mozart e Schubert.

A Orquestra do Festival, sob a direção dos maestros Götz Hartmann e Christoph Poppen, apresenta, no dia 06 de agosto, na Sé de Portalegre, um programa constituído por obras de Telemann, Wagner e Mendelssohn.

Os professores e alunos do Conservatório de Portalegre tocam no dia 23, na igreja de S. Tiago, em Marvão.

Segundo Bernardo Mariano, o Festival tem tido "um acréscimo de público, nomeadamente estrangeiro, mas também da região".

Em 2016 assistiram aos concertos 3.500 espetadores "e, este ano, a estimativa é de 4.500, o que representa uma subida de 30%", afirmou.

O guitarrista José Peixoto e a cantora Sofia Vitória estreiam, no dia 29, o espetáculo "Belo Manto", que conta ainda com a participação de Carlos Barretto (contrabaixo) e Baltazar Molina (percussão).

A Sinfónica da Casa da Música estreia-se este ano no Festival, com um concerto, no dia 22, no pátio do Castelo de Marvão, sob a direção do maestro Martin André, tendo como solista o pianista Hyejin Kim.

Entre os pianistas, Bernardo Mariano referiu o português Nuno Ventura de Sousa, que está a estudar na Universidade do Texas, com Vladimir Viardo, que este ano atuou no Festival de Sintra.

Entre outros artistas que participam no FIMM, pela primeira vez, Bernardo Mariano citou o violoncelista Aurélien Pascal, que toca no dia 22, em trio com Clara-Jumi Kang e a pianista Silke Avenhaus, e, no dia 23, como solista num concerto com a Sinfonieta de Hong Kong, sob a direção da maestrina Yip Wing-sie.

Destacou igualmente o Trio Barroco, da Orquestra Barroca da União Europeia, liderado pelo cravista Lars Ulrik Mortensen, que inclui o violinista Huw Daniel e o violoncelista Alex Jellici, e ainda a violoncelista Marie-Elisabeth Hecker e o pianista Martin Helmchen, que tocam em duo, no dia 30, e no dia 29, em trio, com o violinista Augustin Hadelich.

A programação integral do FIMM está disponível em http://marvaomusic.com/.

NL // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: País

Eis a chave do EuroDreams desta quinta-feira

A chave vencedora do prémio EuroDreams desta quinta-feira é composta pelos números 4 - 13 - 16 - 18 - 28 - 30 e pelo Número de Sonho 2.

Incêndios. Governo apela à limpeza dos terrenos rurais

A ministra da Administração Interna, Margarida Blasco, apelou esta quinta-feira a todos os portugueses proprietários de terrenos rurais para que procedam à sua limpeza, destacando que este ato é fundamental para a prevenção dos incêndios florestais.

Ministro da Educação disponível para devolver 20% por ano aos professores

O ministro da Educação mostrou-se, esta quinta-feira, disponível para negociar a recuperação do tempo de serviço, explicando que a proposta do Governo prevê começar a devolução este ano e os restantes 80% nos próximos quatro anos da legislatura.