Venezuela: Pelo menos 261 detidos durante greve geral da oposição

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Caracas, 21 jul (Lusa) - Uma organização não-governamental (ONG) venezuelana afirmou que pelo menos 261 pessoas foram detidas durante protestos que marcaram a greve geral de quinta-feira, convocada pela oposição.

Pelo menos "261 detenções nos protestos", indicou a ONG Foro Penal Venezuelano (FPV) numa mensagem na rede Twitter.

A FPV disse tratar-se do segundo maior número de detenções num só dia, desde 19 de abril, o dia com mais detenções até agora.

A ONG registou detenções na ilha de Margarita, Caracas e nos estados de Arágua, Anzoátegui, Carabobo, Cojedes e Barinas, e também em Lara, Mérida, Monágas, Portuguesa, Táchira e Yaracuy.

A oposição anunciou que 85% dos venezuelanos aderiram à greve geral de quinta-feira, em mais um protesto contra a eleição da Assembleia Constituinte, convocada pelo Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, e prevista para 30 de julho.

"Depois de 7,5 milhões se expressarem no último domingo [no plebiscito simbólico contra Maduro], hoje [quinta-feira] 85% do país cumpriu a greve cívica ativa", anunciou o presidente do parlamento, Júlio Borges, no Twitter, onde publicou um mapa com as regiões do país que paralisaram.

Na Venezuela, as manifestações a favor e contra Maduro intensificaram-se desde 01 de abril passado, depois de o Supremo Tribunal ter divulgado duas sentenças, que limitam a imunidade parlamentar e em que aquele organismo assume as funções do parlamento.

A 01 de maio, Maduro anunciou a eleição de uma Assembleia Constituinte para alterar a Constituição, o que intensificou os protestos. Para a oposição, a Assembleia Constituinte vai acabar com a democracia no país e impor um regime comunista ao estilo de Cuba.

Pelo menos 97 pessoas morreram desde o início dos protestos.

FPG // EJ

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.