Ordem questiona parecer da PGR e reitera apoio a protesto de enfermeiros especialistas

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 20 jul (Lusa) - A Ordem dos Enfermeiros considerou hoje que as conclusões do parecer do Conselho Consultivo da Procuradoria-Geral da República "não enquadram corretamente" a situação atual dos enfermeiros especialistas que estão em protesto e reiterou o seu apoio à causa.

Em comunicado, a Ordem dos Enfermeiros (OE) diz manter o seu entendimento em relação aos enfermeiros especialistas, nomeadamente que o legislador quis expressamente a reconhecer uma distinção entre conteúdos funcionais desenvolvidos por enfermeiros, ao elencar funções que apenas podem ser desenvolvidas por enfermeiros com o título de enfermeiro especialista.

"Se o legislador expressamente reconhece uma distinção entre conteúdos funcionais, então, em respeito pelo referido princípio constitucional, essa diferença tem de ser reconhecida, também em termos remuneratórios, assim se impedindo `o tratamento indiferenciado de situações objetivamente desiguais´, ou seja, o tratar-se de forma igual o que é objetivamente diferente", alega a OE.

Segundo a OE, o que se verifica é que estes enfermeiros que foram contratados para exercer funções de cuidados gerais - o que nunca deixaram de fazer - e que adquiriram, posteriormente e à sua custa, o título de enfermeiro especialista, conferido pela Ordem dos Enfermeiros, têm exercido estas funções sem qualquer distinção remuneratória.

"A OE desde o início do mandato, há um ano e meio, tem vindo a alertar o Ministério da Saúde (MS) para este problema, sem qualquer resposta, o que conduziu à situação atual", lembra a Ordem, apelando ao ministro da Saúde para que divulgue o conteúdo integral do parecer, até porque o Conselho Consultivo da Procuradoria-Geral da República (PGR) ressalva que emite o presente parecer "de acordo com os elementos disponíveis", ou seja fornecidos pelo MS.

Comentando ainda o parecer e dizendo desconhecer as questões levantadas pelo MS junto da PGR, a OE ressalva que jamais esta Ordem convocou "qualquer greve ou protesto"

Contudo, a OE não deixa de declarar "o seu apoio, que reitera", aos enfermeiros especialistas que têm como objetivo obter "um reconhecimento justo das suas competências e como principal preocupação assegurar o direito das pessoas a usufruir de cuidados de qualidade e em segurança".

Por último, a OE lamenta "profundamente que o Governo esteja mais preocupado em ameaçar os enfermeiros e a sua Ordem profissional em vez de lhes definir uma carreira justa e digna, tal como fez nos últimos dias para outros profissionais do sector da saúde".

Segundo o parecer hoje divulgado, os enfermeiros especialistas em protesto podem ser responsabilizados disciplinar e civilmente, bem como incorrer em faltas injustificadas.

O parecer tinha sido pedido pelo Ministério da Saúde a propósito do protesto dos enfermeiros especialistas que está desde o início do mês a paralisar blocos de partos.

O parecer reconhece que os enfermeiros especialistas têm legitimidade para defender os seus interesses remuneratórios, nomeadamente recorrendo à greve, mas ressalva que "a recusa de prestação de serviço dos enfermeiros com título de especialista não é enquadrável numa greve".

FC (ARP) // HB

Lusa/fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.