Alemanha reforça conselhos para quem viaja para a Turquia após detenção de ativista

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Istambul, 20 jul (Lusa) -- A Alemanha reforçou hoje os conselhos para quem viaja para a Turquia, após a detenção de um ativista alemão dos direitos humanos naquele país, anunciou o chefe da diplomacia alemã.

Sigmar Gabriel anunciou igualmente, em conferência de imprensa, uma "reorientação" geral da política alemã para a Turquia, incluindo a revisão das ajudas para o investimento no país e a discussão sobre o futuro apoio de que Ankara beneficia da União Europeia.

O ativista alemão pertence a um grupo de 10 ativistas detidos a 05 de julho, quando participavam num curso de formação sobre segurança informática e segurança de dados que decorria na ilha de Büyükada, ao largo de Istambul.

Na quarta-feira, o ministério alemão dos Negócios Estrangeiros convocou o embaixador da Turquia em Berlim para manifestar a indignação do Governo de Berlim pela prisão do ativista e pedir a sua libertação imediata.

Em conferência de imprensa, o porta-voz do Ministério, Martin Schäfer, explicou que o chefe da diplomacia alemã decidiu interromper as férias para manter hoje consultas urgentes sobre "as ações e medidas a tomar devido à intensificação dramática das ações [de repressão] turcas".

Na terça-feira, um tribunal turco decidiu manter na prisão seis dos indiciados, acusados de terem "cometido um crime em nome de uma organização terrorista".

A diplomacia alemã considerou as acusações "absurdas".

Segundo as autoridades de Berlim, nove alemães, incluindo quatro turco-alemães, estão detidos na Turquia desde o golpe falhado contra o Presidente Erdogan em 15 de julho de 2016.

SO (PCR) // SB

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.