Meia centena de portugueses recebe todos os anos um novo coração

Meia centena de portugueses recebe todos os anos um novo coração
| País
Porto Canal com Lusa

Perto de 50 portugueses recebem todos os anos, em média, um novo coração, sendo que o número de transplantes cardíacos é "muito inferior às necessidades", avisa a Sociedade Portuguesa de Cardiologia.

"Nas próximas décadas veremos a transplantação ser progressivamente substituída pelo coração artificial e outras formas de assistência ventricular mecânica", refere o cirurgião cardiotorácico Manuel Antunes, presidente honorário da Sociedade, a propósito do Dia do Transplante, que hoje se assinala.

O número de dadores de coração tem vindo a diminuir e a qualidade dos dadores também constitui uma ameaça à transplantação cardiovascular.

Só em Portugal as doenças terminais como a insuficiência cardíaca atingem cerca de 400 mil pessoas e em todo o mundo afetam cerca de 26 milhões, não existindo corações suficientes.

Assim, os dadores "nunca serão suficientes para as necessidades", daí que o caminho futuro seja a progressiva substituição da transplantação pelos corações artificiais e outras formas mecânicas.

Por isso, a ciência tem apostado no desenvolvimento de procedimentos experimentais, como a implementação de dispositivos que mantêm a circulação através do bombardeamento artificial.

Um exemplo sublinhado pela Sociedade Portuguesa de Cardiologia é o do coração recelularizado funcional, desenvolvido no ano passado no Centro de Medicina Regenerativa em Boston.

Outro dos casos é o do coração de silicone desenvolvido já este ano no Instituto Federal de Tecnologia de Zurique.

Estas opções ainda se encontram em desenvolvimento mas são consideradas pelos especialistas como uma "janela de oportunidade para um futuro promissor" no tratamento de doentes com insuficiência cardíaca em fase avançada e para quando os tratamentos convencionais já não são suficientes.

O transplante cardíaco é um procedimento reservado para situações de doença do músculo cardíaco que não são passíveis de tratamento médico ou cirúrgico convencional. E só são elegíveis para transplante os doentes que após cirurgia garantem o "cumprimento absoluto" das indicações médicas.

A Sociedade Portuguesa de Cardiologia recorda que o primeiro transplante cardíaco foi realizado em 1967.

+ notícias: País

Parlamento aprova voto de pesar pela morte do jornalista Pedro Cruz 

A Assembleia da República aprovou esta quarta-feira, por unanimidade, um voto de pesar pela morte do jornalista Pedro Cruz, aos 53 anos, recordando-o como uma das vozes “mais distintas e corajosas” da comunicação social.

Portugal com 23 casos confirmados de sarampo

O número de casos de sarampo subiu para 23 em Portugal, havendo ainda seis casos em investigação, segundo um balanço da Direção-Geral da Saúde (DGS).

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".