Indígenas chegaram à Austrália há 65.000 anos

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Banguecoque, 20 jul (Lusa) -- Os primeiros povoadores da Austrália chegaram ao continente austral há 65.000 anos, cerca de 15.000 anos antes do que se acreditava até agora, indicou uma nova investigação arqueológica publicada hoje.

A conclusão surgiu depois de uma escavação no abrigo de Madjedbebe, situado no parque de Kakadu, no norte da Austrália, um dos mais importantes da região conhecido pelas galerias de pinturas.

Entre 2012 e 2015, uma equipa de arqueólogos escavou novamente o local, considerado um dos primeiros assentamentos humanos na Austrália, 30 anos depois de outro estudo ter estabelecido a sua antiguidade em entre 50.000 e 60.000 anos.

A investigação utilizou novas técnicas de análises, incluindo datação por luminescência -- que determina quando um grão de areia foi exposto pela última vez à luz solar --, permitindo baixar a idade das camadas mais profundas expostas no passado.

A escavação também permitiu recuperar várias ferramentas em três períodos diferentes, incluindo um machado e a pedra para moer mais antiga da Austrália, e pinturas.

"O que encontrámos foi uma incrível riqueza de provas sobre o comportamento humano das quais não tínhamos indícios em escavações anteriores", disse o líder do projeto, Chris Clarkson, da Universidade de Queensland, segundo a estação ABC.

Clarkson destacou que os resultados da investigação, agora publicados pela revista Nature, mostram uma sólida continuidade cultural no local ao longo de milhares de anos.

O arqueólogo garantiu que os dados obtidos também podem contribuir para melhorar a compreensão sobre a altura em que os humanos saíram de África e migraram em direção ao sudeste da Ásia.

FV // EJ

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Dois portugueses mortos e vários feridos em acidente na Namíbia

Dois portugueses morreram e vários ficaram feridos num acidente que envolveu hoje dois autocarros na zona de Walvis Bay, na Namíbia, disse à Lusa o secretário de Estado das Comunidades.

Pedro Sánchez pondera demissão do governo espanhol após mulher ser alvo de investigação

O primeiro-ministro de Espanha, Pedro Sánchez, cancelou esta quarta-feira a agenda e vai decidir até segunda-feira se continua no cargo, na sequência de uma investigação judicial que envolve a mulher, disse o próprio.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.