Carteiro de Braga acusado de peculato sentenciado dia 16

| Norte
Porto Canal / Agências

Braga, 12 dez (Lusa) - O Tribunal de Braga profere a 16 de dezembro a sentença de um carteiro acusado de peculato, por alegadamente se ter apropriado de milhares de euros retirados de correspondência que violava, informou hoje fonte judicial.

O arguido, de 37 anos, foi detido em inícios de janeiro de 2012 pela Polícia Judiciária, que na altura lhe apreendeu 1.350 euros, 520 dólares americanos, 20 libras esterlinas e 300 coroas suecas.

Antes disso, os CTT tinham registado, pelo menos, 77 reclamações de clientes, denunciando o extravio da correspondência.

O arguido, de 37 anos, trabalhava na Estação dos CTT de Maximinos, tendo sido contratado em 1998.

Segundo a acusação do Ministério Público, terá depositado, entre 2006 e 2011, em duas contas bancárias, mais de 15 mil euros em moeda estrangeira.

A acusação diz que o arguido se apoderava do correio de giros que não estavam ao seu cuidado, escolhendo as cartas que lhe pareciam conter dinheiro.

Eram, normalmente, cartas oriundas do estrangeiro, contendo dinheiro enviado pelos emigrantes para os familiares.

O arguido violava as cartas, retirava o dinheiro nelas contido e destruí-as, deitando-as ao lixo.

Caso não contivessem qualquer importância monetária, colava-as de novo e devolvia-as ao respetivo giro.

Os CTT despediram o carteiro em causa e, neste processo, exigem uma indemnização de pouco mais de 5.000 euros, já que a outra parte do dinheiro desviado foi entretanto recuperada.

O arguido não compareceu ao julgamento, por estar a residir em França, mas já tinha confessado os factos quando ouvido pela Polícia Judiciária.

VCP // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Carro consumido pelas chamas em Arcos de Valdevez

Um veículo ligeiro foi tomado pelas chamas, ao início da tarde desta quarta-feira, no IC28 junto à saída de Paço em Arcos de Valdevez, informa os Bombeiros Voluntários daquela região numa publicação na rede social de Facebook.

Braga e Aveiro entre os distritos com menos limpeza de terrenos

Santarém, Castelo Branco, Braga, Coimbra e Aveiro são os distritos onde se registaram mais incumprimento da limpeza de terrenos florestais, entre 2019 e 2023, informou esta quarta-feira a Guarda Nacional Republicana (GNR).