Assembleia Municipal do Porto aprova criação de empresa municipal da cultura por maioria

Assembleia Municipal do Porto aprova criação de empresa municipal da cultura por maioria
| Norte
Porto Canal com Lusa

A Assembleia Municipal do Porto aprovou quarta-feira à noite, por maioria, a criação da empresa municipal Porto Cultura, cujo objetivo é "assegurar a gestão e programação" de diversos equipamentos culturais municipais da cidade.


A proposta "Constituição da Empresa Municipal de Cultura do Porto, E.M, designada por "Porto Cultura"", que provocou uma discussão de mais de duas horas com todos os grupos municipais a intervir, foi aprovada com 23 votos a favor, 21 contra e duas abstenções.

Nas vozes contra, os partidos foram unânimes em dizer que é "precipitado" criar uma empresa municipal a três meses das eleições autárquicas, que se realizam a 01 de outubro.

O presidente da Câmara do Porto, o independente Rui Moreira, afirmou que a cultura é uma área "absolutamente prioritária", sublinhando que a necessidade de criar a Porto Cultural prende-se com o crescimento "qualitativo e quantitativo" definido para os próximos anos com o Cinema Batalha, as iniciativas Pláka, Festival Dias da Dança (DDD) e o Porto Film Comission.

Mais do que uma necessidade, a sua criação é uma "urgência", entendeu, frisando que não tem como propósito "esvaziar" as competências da autarquia e que "qualquer decisão" tomada poderá ser revertida sem custos no futuro.

"Com o aumento exponencial da atividade cultural a que a Câmara do Porto se propõe, esta necessidade agudizou-se significativamente", disse, explicando não ser possível "agilizar a passagem de competências para empresas que não se dedicam à cultura, como a Porto Lazer".

Rui Moreira avançou que a empresa municipal terá 136 colaboradores, 86 dos quais já atuais trabalhadores da câmara.

Nesta linha de pensamento, o deputado do Grupo Municipal Independente Luís Artur Pereira, ex-líder da bancada parlamentar do PSD, assumiu não ser "fã" de empresas municipais, mas não vê "problema algum" em ter uma na cultura, área que hoje é o "vetor estratégico" do Porto.

"Cria postos de trabalho e acaba com as prestações de serviço", considerou, reforçando ser uma empresa viável do ponto de vista económico.

Do Movimento "Rui Moreira: Porto, O Nosso Partido", Miguel Gomes lembrou que a atual política cultural da cidade é "vibrante".

"É chegado o momento de criar a empresa municipal, há sempre desculpas para adiar e, neste caso, apontam como razão a realização das eleições autárquicas", frisou.

O rol de críticas começou pela CDU com o deputado Manuel Loff a afirmar que uma empresa desta natureza não deve ser criada, recordando ser a sexta empresa municipal do Porto.

O comunista salientou que classificam a Porto Cultural como uma empresa "autónoma e independente" quando o presidente do Conselho de Administração é Rui Moreira e os vogais foram nomeados pela câmara.

Também Ada Pereira, do BE, disse não acreditar no modelo das empresas municipais, apesar de entender que poderá justificar-se neste caso, contudo, critica o momento em que é constituída.

"Achamos que há aqui uma precipitação, precisamos de mais alguma clarificação, não estamos convencidos que esta é a única solução", reforçou.

O tempo foi igualmente a justificação usada pelo deputado social-democrata Francisco Carrapatoso para votar contra, realçando não haver vantagens algumas em criá-la agora.

Além disso, o PSD criticou a estrutura "super pesada" da empresa, afirmando que a câmara tem já sete "mini câmaras", numa alusão às empresas municipais.

O deputado socialista Gustavo Pimenta adiantou que a criação da empresa é uma solução que o partido não excluiu, exclui e excluirá, mas este "não é o tempo certo" para a discutir.

"Não aceitamos esta discussão a pouquíssimos dias das eleições", vincou.

Já Francisco Assis, também do PS, revelou votar favoravelmente porque não vê na proposta "nenhum propósito eleitoralista", elogiando o executivo municipal por se ter distinguido pela positiva, depois de 12 anos "negros" de governação de Rui Rio na área da cultura.

Nos últimos quatro anos "tudo mudou", observou.

+ notícias: Norte

As imagens do carro que se despistou durante fuga policial em Matosinhos

Um jovem de 24 anos foi detido pela Divisão de Trânsito da PSP do Porto, na manhã desta sexta-feira, em Matosinhos, após uma perseguição policial, avançou o Correio da Manhã. O jovem ao perceber a presença dos agentes da polícia, fugiu a alta velocidade, adotando uma condução perigosa.

Detido suspeito de esfaquear duas pessoas numa estação de metro em Gaia

A Polícia Judiciária deteve esta sexta-feira, um homem de 22 anos suspeito da agredir duas pessoas em General Torres, na passada quarta-feira, tal como avançou o Porto Canal.

Nova ponte em Paços de Ferreira já tem data de abertura à circulação

Paços de Ferreira, no distrito do Porto, vai abrir à circulação rodoviária, no dia 25 de abril, o novo viaduto sobre o rio Carvalhosa, uma obra que custou cerca de 1,66 milhões de euros, segundo a autarquia local.