Ciclista portuguesa Maria Martins vice-campeã europeia de eliminação

| Desporto
Porto Canal com Lusa

Sangalhos, Aveiro, 19 jul (Lusa) -- A ciclista portuguesa Maria Martins conquistou hoje a terceira medalha para Portugal nos Europeus de pista de sub-23 e juniores, a decorrer no Velódromo de Sangalhos, ao ser segunda classificada na prova de eliminação.

Depois do ouro de Rui Oliveira (eliminação) e da prata de Ivo Oliveira (perseguição individual), na terça-feira, a júnior Maria Martins apenas perdeu para a italiana Letizia Paternoster, que confirmou o favoritismo ao ouro. O bronze ficou para a britânica Pfeiffer Georgi.

"Ganhar mais uma medalha de prata é uma sensação inesquecível. Não comecei a corrida logo a pensar nas medalhas, mas apenas focada em dar o meu melhor. Foi com o decorrer da prova que percebi que podia chegar ao pódio", explicou Maria Martins.

Tudo se decidiu no 'sprint' para encontrar as três primeiras: "Foi a loucura, porque estava entre elas. Mas, continuei a dar tudo até ao fim. É fantástico ver a bandeira de Portugal no pódio", disse a ciclista lusa, vice-campeã de scratch em 2016.

A prata de Maria Martins no segundo dia de competição compensou os outros resultados lusos, destacando-se, pela negativa, o azar que bateu à porta de César Martingil, que sofreu uma queda a três voltas do fim da corrida de scratch para sub-23.

O acidente atirou o ribatejano para o 22.º e último lugar de uma prova em que chegou a ser protagonista, rodando no grupo de favoritos que esteve adiantado face ao pelotão grande parte da prova.

Soraia Silva também competiu em scratch para sub-23, acabando na 11.ª posição, a mesma conseguida por João Dinis na prova de eliminação para juniores masculinos.

Na final de 1 km contrarrelógio para juniores, os estreantes Wilson Esperança (20.ª) e Francisco Moreira (23.º) ficaram longe dos primeiros lugares.

O programa do Campeonato da Europa para quinta-feira contempla provas entre as 9:30 e as 14:00 e entre as 16:30 e as 21:00, sendo que, entre os portugueses, Francisco Moreira e Wilson Esperança vão pedalar na corrida de perseguição individual para sub-23, marcada para as 10:20, e Rui Oliveira e Miguel do Rego na disciplina de 1 km contrarrelógio, a partir das 17:50.

PFO // PFO

Lusa/Fim

+ notícias: Desporto

Pinto da Costa diz que "o campeonato se decidiu em três sítios"

Jorge Nuno Pinto da Costa diz que há três jogos que definem o campeonato deste ano. O presidente do FC Porto falou esta segunda-feira ao Jornal 'O Jogo'.

Dick Jaspers quer FC Porto campeão europeu de bilhar

As rondas de qualificação da Taça da Europa de Clubes de Bilhar já começaram no Dragão Caixa mas o FC Porto só entra em prova na fase final da competição que começa no próximo sabádo. Até lá os dias são de preparação para Dick Jaspers, o jogador holandês do FC porto, que é o número 1 do ranking mundial, quer ajudar a equipa a vencer novamente o titulo europeu.

Jorge Nuno Pinto da Costa afirma que a criação do VAR "foi uma feliz iniciativa da Federação" mas que há pessoas "que só vêem para um lado"

Jorge Nuno Pinto da Costa, Presidente do FC Porto, comenta o momento atual da arbitragem e afirma que a Federação Portuguesa de Futebol criou o sistema do VAR com as melhores da intenções e "iria beneficiar a verdade dos resultados" mas que na prática "isso foi bom só para alguns".