Marcelo assinala aniversário de Sá Carneiro e lembra grande vulto da democracia

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 19 jul (Lusa) -- O Presidente da República recordou hoje Sá Carneiro como um dos grandes vultos do regime democrático português, assinalando o "aniversário natalício" do antigo primeiro-ministro, que "deu passos decisivos na abertura da sociedade e da economia".

"No dia de hoje, decorre mais um aniversário natalício de Francisco Sá Carneiro, nascido em 19 de Julho de 1934 e falecido em 04 de Dezembro de 1980. Por um imperativo de cidadania, devemos recordar os nomes maiores da nossa História recente, aqueles que contribuíram, pela força das suas convicções e pelo vigor dos seus princípios, para a afirmação e consolidação da Democracia portuguesa", lê-se numa mensagem do chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa, divulgada no 'site' da Presidência da República.

Lembrando Sá Carneiro como "um dos grandes vultos" do regime democrático português, "que lutou pela liberdade, com admirável coragem física e moral, antes e depois do 25 de Abril", Marcelo Rebelo de Sousa aponta ainda o antigo primeiro-ministro e fundador do PSD como "um nome fundamental" do processo de democratização.

"Evoco, neste dia, a memória do estadista e líder político, do homem de convicções e de princípios. Devemos honrar o exemplo de Francisco Sá Carneiro, um dos portugueses mais notáveis do século XX português", é ainda referido na mensagem do Presidente da República.

VAM // ARA

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Montenegro tem "comportamentos rurais" e Costa é "lento por ser oriental", aponta Marcelo 

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, sublinhou que o primeiro-ministro, Luís Montenegro, tem "comportamentos rurais" e que o seu antecessor, António Costa, é "lento por ser oriental". As declarações foram proferidas, na noite desta terça-feira, durante um jantar com jornalistas estrangeiros. 

Marcelo defende que não fez apreciações ofensivas e que Montenegro "vai surpreender"

O Presidente da República confirmou esta quarta-feira as afirmações que lhe foram atribuídas num jantar com jornalistas estrangeiros na terça-feira, considerou que não fez apreciações ofensivas e que o primeiro-ministro, Luís Montenegro, "vai surpreender".

Chega, BE e PCP contra direção executiva do SNS. PS e Livre querem explicações

Chega, BE e PCP manifestaram-se esta quarta-feira contra a existência da direção executiva do SNS, com a IL a defender que não deve ser extinta, enquanto PS e Livre pediram mais explicações ao Governo.