Federações instam secretaria de Estado a apoiar o ecletismo no desporto nacional

| Desporto
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 19 jul (Lusa) -- Catorze federações desportivas reuniram-se hoje com o secretário de Estado da Juventude e do Desporto para instarem a um maior apoio político na defesa do ecletismo e diversidade no desporto português.

Na reunião, que decorreu hoje, sete presidentes de federações nacionais, em representação das 14 entidades subscritoras do apelo, manifestaram junto de João Paulo Rebelo a sua apreensão relativamente às dificuldades que têm sentido em afirmar as suas modalidades, revelou à agência Lusa uma fonte federativa.

A mesma fonte detalhou que o apelo das federações junto do Governo português assenta em quatro pilares, sendo o mais importante "o apoio político ao ecletismo e diversidade desportivos em Portugal".

As entidades pretendem também o reconhecimento da importância social deste setor, que se traduza num "maior investimento no desporto nacional no seu todo", de modo a que o orçamento para o desporto não seja "um arredondamento do orçamento da educação", e "uma maior intervenção na política desportiva nacional", que passa por uma articulação entre federações, Estado, autarquias e restantes parceiros.

O último dos quatro pilares consiste numa maior capacidade de comunicação, através dos meios de comunicação públicos, e numa maior atenção dos organismos públicos às necessidades das federações.

A fonte federativa revelou ainda que o movimento das 14 federações representa "um cartão amarelo à Confederação do Desporto de Portugal", que não defende os interesses dos seus associados com a força com que estes gostariam.

Na reunião com João Paulo Rebelo estiveram presentes os presidentes das federações nacionais de andebol, atletismo, canoagem, ciclismo, motociclismo, ténis de mesa e triatlo.

Além destas federações, o movimento conta com a participação das federações de badminton, ginástica, judo, natação, râguebi e vela, assim como a Federação Académica do Desporto Universitário.

AMG // JP

Lusa/Fim

+ notícias: Desporto

Eleições FC Porto: Portal do recenseamento pioneiro disponível para os sócios

Na antecâmara das eleições agendadas para 27 de abril, o FC Porto disponibiliza a partir desta sexta-feira um portal digital, através do qual cada sócio pode consultar dados relativos ao seu recenseamento e à sua capacidade eleitoral.

FC Porto (UEFA Youth League): Do Céu ao Inferno. Crónica de jogo

O sonho estava mais vivo que nunca quando minuto 90 apareceu no placar do Centro Desportivo de Colovray, na Suíça. Um golo transalpino na compensação e duas grandes penalidades falhadas ditaram o fim do mesmo para o FC Porto (2-2 [4-3]).

FC Porto: De novo no Olival a pensar no Casa Pia

O plantel principal do FC Porto tornou, na manhã desta sexta-feira, a trabalhar no Olival. Os Dragões deram seguimento à preparação da 30.ª jornada da Liga, em que vão defrontar o Casa Pia em Rio Maior (domingo, 18h00, Sport TV).