Clima económico volta a subir em junho e atinge máximos de 15 anos

| Economia
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 19 jul (Lusa) -- O indicador de clima económico em Portugal prolongou em junho a subida registada desde o início do ano, atingindo máximos de 15 anos, e o indicador de atividade económica voltou a subir em maio, divulgou hoje o INE.

Segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), o indicador de clima económico (calculado através de inquéritos a empresas de vários setores de atividade) subiu para os 2,1 pontos em junho (2,0 pontos em maio).

Este indicador aumentou entre janeiro e junho, atingindo o valor máximo desde junho de 2002, sinaliza.

Já o indicador de atividade económica aumentou entre março e maio, após ter estabilizado em fevereiro e "prolongando a trajetória ascendente iniciada em agosto de 2016".

O indicador quantitativo do consumo privado aumentou em maio, dando continuidade ao movimento ascendente do mês anterior, com a evolução do indicador a refletir um contributo positivo mais intenso da componente de consumo corrente, tendo o contributo da componente de consumo duradouro estabilizado.

No mesmo mês, refere ainda o INE, o indicador de Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF) aumentou, prolongando a expressiva trajetória ascendente iniciada em junho de 2016, em resultado do comportamento de todas as componentes, material de transporte, máquinas e equipamentos e construção, com destaque para esta última.

ICO // CSJ

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Nova descida na prestação da casa com alterações nas taxas Euribor

A prestação da casa paga ao banco vai, em abril, reduzir-se 12 euros para os contratos indexados à Euribor a seis mas apenas um euro para contratos com Euribor a três meses, segundo a simulação da Deco/Dinheiro&Direitos.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.