Lotes industriais a um euro por metro quadrado em Santa Marta de Penaguião

| Norte
Porto Canal / Agências

Santa Marta de Penaguião, 12 dez (Lusa) -- A Câmara de Santa Marta de Penaguião anunciou hoje que vai vender os lotes da zona industrial ao preço simbólico de um euro por metro quadrado, numa medida que visa atrair investimento e criar emprego.

O novo presidente da Câmara, Luís Machado, disse à agência Lusa que o município decidiu colocar à venda "por um preço simbólico"os terrenos da zona oficinal ou industrial do concelho.

"Nesta altura, os terrenos passam a ser um encargo. Se a câmara não tiver uma mais-valia financeira, pelo menos tem uma mais-valia social que é criar algum emprego e dar uma maior dinâmica à vila", salientou.

A falta de emprego neste concelho, onde a atividade predominante é a vitivinicultura, é precisamente um dos problemas "mais graves" e que, segundo o autarca, leva as pessoas a migrar ou emigrar.

A zona oficinal representou um investimento de cerca de dois milhões de euros, e dispõe de 24 lotes, de cerca de 500 metros quadrados cada, dos quais 20 ainda estão desocupados.

Os terrenos estavam à venda a 25 euros o metro quadrado.

"Entendemos que a situação é bastante difícil, quer do município quer a nível nacional, e então decidimos, como não podemos doar, vender a um preço simbólico", frisou.

Luís Machado quer facilitar a instalação de empresas no concelho e contribuir para a criação de empregos.

"Penso que esta medida vai ter sucesso. Nas últimas semanas já tivemos a manifestação de cinco pretensões", sublinhou.

Entre os interessados estão, de acordo com o presidente, empreiteiros agrícolas locais que se querem sediar ali, ainda empresas ligadas à venda de produtos agrícolas e transportadoras.

Também para ajudar as famílias do concelho nestes tempos de crise, o município decidiu baixar as taxas de IMI (Imposto Municipal sobre Imóveis) para os valores mínimos de 03% e 05%.

"Primeiro, para desonerar os orçamentos familiares que já são muito apertados, e por outro lado, também passamos a mensagem de que estamos abertos à fixação de casais jovens e que o concelho está dedicado a oferecer melhores condições para quem se queira cá fixar", frisou.

A Câmara de Santa Marta de Penaguião vai ainda abdicar da taxa de IRS, dos 0,5% do imposto que poderia reverter para os cofres do município, a favor dos contribuintes do concelho.

PLI // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

“Fui ao mar buscar água para lavar a louça”. 14 pessoas vivem sem água e luz no parque de campismo de Cortegaça

Sem acesso a água potável e eletricidade. É assim que 14 pessoas ainda vivem no parque de campismo de Cortegaça, no concelho de Ovar. Dívidas contraídas pela anterior gestão da infraestrutura estão na origem de um problema cuja solução, mais de meio ano depois, poderá chegar já no final do mês de abril.

Homem desaparecido há mais de um mês encontrado morto em habitação devoluta em Braga

Um cadáver foi encontrado, na tarde desta quinta-feira, no interior de uma habitação devoluta na Rua Cidade do Porto, em Braga. 

Vítima encarcerada após despiste na A28

O despiste de um veículo ligeiro, na A28, na saída de Outeiro, em Viana do Castelo, deixou na tarde desta quinta-feira, uma mulher de 45 anos encarcerada.