Fotografias valem donativos para os bombeiros, quarta e quinta-feira, em Lisboa

| País
Porto Canal com Lusa

Imagens captadas pelas lentes de 201 fotojornalistas e outros fotógrafos profissionais podem ser levadas para casa em troca de um donativo para os bombeiros, esta quarta e na quinta-feira, no Museu das Telecomunicações, em Lisboa.

Na ação "Uma imagem solidária", as imagens podem ser vistas e trocadas por donativos com um valor mínimo de 20 euros. O valor angariado será entregue, na totalidade, à corporação dos Bombeiros Voluntários de Castanheira de Pera.

O que começou por ser uma ação de fotojornalistas, sob o lema "o melhor de cada um de nós para o melhor de todos nós", estendeu-se a outros profissionais da fotografia, "que se mostraram interessados em participar", disse à agência Lusa o mentor da iniciativa, o fotojornalista António Cotrim.

As imagens, de tema livre, foram impressas no formato 30x40cm. Algumas fotografias, adiantou António Cotrim, chegaram de Macau, da China, da Alemanha, de França e do Brasil.

Na página da iniciativa na rede social Facebook já foram sendo divulgadas algumas das imagens que estarão disponíveis para venda por um valor mínimo "simbólico, que não paga o trabalho de quem fotografou, que tenta ir ao encontro do maior número de participantes".

Dois grandes incêndios começaram no dia 17 de junho, em Pedrógão Grande e Góis, tendo o primeiro provocado 64 mortos e mais de 200 feridos. Foram extintos uma semana depois.

Estes fogos terão afetado aproximadamente 500 habitações, 169 de primeira habitação, 205 de segunda e 117 já devolutas. Quase 50 empresas foram também afetadas, assim como os empregos de 372 pessoas.

Os prejuízos diretos dos incêndios ascendem a 193,3 milhões de euros, estimando-se em 303,5 milhões o investimento em medidas de prevenção e relançamento da economia.

+ notícias: País

Perto de 600 ocorrências em todo o país devido ao mau tempo

Portugal continental registou entre as 0h00 e as 19h00 desta quinta-feira 598 ocorrências devido ao mau tempo, tendo-se registado dois fenómenos extremos de vento, na bacia do Tejo e Silves (Faro).

Terceiro prémio do Eurodreams a caminho de Portugal 

 A chave do sorteio de Eurodreams desta quinta-feira, 14 de março de 2024, ditou a atribuição de um terceiro prémio a um apostador português, que equivale a 81.94 euros.

Rede Expressos lança oito novas ligações diárias entre Lisboa e Porto

A Rede Expressos, principal empresa de transporte rodoviário de passageiros de média e longa distância em Portugal, planeia ampliar a sua oferta durante o período da Páscoa. Isso inclui a adição de novas rotas e um aumento na frequência dos trajetos mais procurados