Incêndios da Guarda e de Bragança são os que mais preocupam os bombeiros

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 19 jul (Lusa) -- Os incêndios que lavram nas localidades de Rochoso e de Murça, no distrito da Guarda, e Açoreira, Bragança, são os que mais preocupavam os bombeiros, disse à Lusa fonte da Proteção Civil, num balanço feito pelas 00:15.

Em declarações à agência Lusa, o comandante Paulo Santos, da Autoridade Nacional da Proteção Civil (ANPC), referiu que às 00:15 estavam ativos 24 incêndios, sendo que destes, três mereciam uma especial atenção por parte dos operacionais, dois deles no distrito da Guarda e um no de Bragança.

"Estamos a falar de incêndios que decorrem em zonas remotas, o que dificulta, por vezes, a chegada de meios. Estão os três a lavrar em zona de serra e não temos registo de vítimas", ressalvou.

No distrito da Guarda, o incêndio na localidade de Rochoso, concelho da Guarda, cujo atelta foi dado segunda-feira às 13:15, mobilizava hoje ao início da madrugada 624 operacionais e 200 meios terrestres.

No mesmo distrito, na localidade de Murça, concelho de Vila Nova de Foz Coa, 112 operacionais, apoiados por 34 viaturas combatiam um incêndio em zona de mato, que deflagrou no domingo, pelas 18:48.

Mais a norte, no distrito de Bragança, um incêndio que lavra na localidade de Açoreira, concelho de Torre de Moncorvo, desde terça-feira às 14:02, mobilizava hoje 262 operacionais e 92 viaturas.

Pelas 00:15 de hoje, em Portugal Continental estavam 24 incêndios ativos, para os quais estavam mobilizados 2.192 operacionais, apoiados por 701 meios terrestres.

FYS // ARA

Lusa/Fim

+ notícias: País

Imagens captam tornado na margem de Lisboa

Ao início da tarde desta quinta-feira foi registado um tornado no Estuário do Tejo, em Lisboa. Esta não é a primeira vez que o fenómeno assola a região sul do país.

Rede Expressos lança oito novas ligações diárias entre Lisboa e Porto

A Rede Expressos, principal empresa de transporte rodoviário de passageiros de média e longa distância em Portugal, planeia ampliar a sua oferta durante o período da Páscoa. Isso inclui a adição de novas rotas e um aumento na frequência dos trajetos mais procurados

O vídeo do "tornado" que atingiu Lisboa

Uma tromba de água foi registada ao início da tarde desta quinta-feira no Estuário do Tejo, em Lisboa. De imediato nas redes sociais foram partilhadas imagens do acontecimento, com os internautas a alertarem para o fenómeno que é equiparado a um tornado mas que, ao contrário deste, ocorre em grandes superfícies de água. Esta não é a primeira vez que este fenómeno assola a região sul do país.