Liga dos Bombeiros critica novas regras de comunicação da ANPC

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 19 jul (Lusa) -- O presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses acusou hoje, em declarações à Lusa, a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) de aplicar a "lei da rolha", em reação às novas regras de comunicação anunciadas na terça-feira.

A ANPC anunciou que vai fazer a partir de quarta-feira dois 'briefings' diários, incluindo aos fins de semana, sobre os incêndios no país, um de manhã e outro ao final do dia.

Em comunicado enviado à agência Lusa, a ANPC justificou a medida com a necessidade de divulgação de informação completa e atualizada em matéria de incêndios rurais e diz que a mesma também liberta "os comandantes das operações de socorro para se concentrarem no essencial, que é a conduta das operações de proteção civil nos vários teatros de operações".

Para Jaime Marta Soares, presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP), esta situação levou-o a dizer que "parece a aplicação da 'lei da rolha'", classificando-a como "um atentado ao direito à informação" e aludindo a uma situação de "democracia suspensa na estrutura" da ANPC.

Indicia, insistiu, "e é grave que assim seja, que a ANPC não acredita nos quadros que ela próprio nomeou. Se não têm competências para informar, como podem ter para comandar?".

Marta Soares considerou que "isto é muito estranho", uma vez que, justificou, (parece que a ANPC) "tem dúvidas sobre a capacidade de informar o que se passa", apesar de "todas estas pessoas fazerem todos os anos cursos intensivos" de comunicação.

"Então, agora proíbe-os de falar?! E retiram a informação do local onde o incêndio está a decorrer? Para ser filtrada através de Lisboa? Um incêndio em Alijó, Mangualde, Valença, Guarda ou Vila Real de Santo António?", questionou.

Para Marta Soares, o novo figurino não lhe parece resultar de uma vontade de quer informar convenientemente, perguntando: "O que querem filtrar? O que não se pode dizer?", concluindo que "impera a lei da rolha", o que "não pode admitir-se".

Por outro lado, o presidente da Liga dos Bombeiros salientou que as novidades "não têm impacto nos comandantes dos corpos de bombeiros", uma vez que "estes têm toda a liberdade -- e é como que um alerta à Comunicação Social -- no sentido de que qualquer comandante de bombeiros que esteja no teatro de operações está sempre disponível, ninguém lhe pode cercear a liberdade de comunicar".

"Só eles é que podem decidir se querem falar ou não", vincou.

Por fim, Marta Soares afirmou que "não acredita que a ANPC não reflita sobre estas questões e não retire esta prática, porque se trata de um cercear do direito à informação e da aplicação da 'lei da rolha'".

Pelas novas regras da ANPC, os encontros com a imprensa para fazer um ponto da situação acontecem às 09:00 e às 19:00, na sua sede, em Carnaxide, e que às terças-feiras o comandante operacional nacional, Rui Esteves, fará um ponto da situação mais alargado.

"Fora destes horários, os jornalistas poderão acompanhar a informação atualizada sobre os incêndios rurais em www.prociv.pt, através de contacto com o Oficial de Operações e Emergências (OFOPE) do Comando Nacional de Operações de Socorro ou a assessoria de imprensa da ANPC", adianta o comunicado.

A ANPC explica que visa assim "disponibilizar em contínuo informação operacional aos jornalistas, de modo a poderem realizar o seu trabalho com o máximo rigor e eficiência", deixando implícito que os comandantes das operações de socorro não disponibilizarão informação.

RN (FP) // ARA

Lusa/Fim

+ notícias: País

Perto de 600 ocorrências em todo o país devido ao mau tempo

Portugal continental registou entre as 0h00 e as 19h00 desta quinta-feira 598 ocorrências devido ao mau tempo, tendo-se registado dois fenómenos extremos de vento, na bacia do Tejo e Silves (Faro).

Terceiro prémio do Eurodreams a caminho de Portugal 

 A chave do sorteio de Eurodreams desta quinta-feira, 14 de março de 2024, ditou a atribuição de um terceiro prémio a um apostador português, que equivale a 81.94 euros.

Rede Expressos lança oito novas ligações diárias entre Lisboa e Porto

A Rede Expressos, principal empresa de transporte rodoviário de passageiros de média e longa distância em Portugal, planeia ampliar a sua oferta durante o período da Páscoa. Isso inclui a adição de novas rotas e um aumento na frequência dos trajetos mais procurados