União Europeia aprova antecipação de ajudas aos agricultores dos Açores

| País
Porto Canal com Lusa

Ponta Delgada, Açores, 18 jul (Lusa) -- O Conselho de Ministros da Agricultura da União Europeia (UE) aprovou a antecipação do pagamento de ajudas comunitárias aos agricultores dos Açores, anunciou hoje o secretário regional Agricultura e Florestas, João Ponte.

"Esta medida agora aprovada vai permitir que o total de ajudas antecipadas atinja os 50 milhões de euros", refere uma nota de imprensa do Governo dos Açores.

Citado na mesma nota, João Ponte afirma que a decisão surge na sequência do pedido feito em junho pelo executivo regional ao Governo da República, no sentido de a Comissão Europeia aprovar a antecipação de 70% nas ajudas do Posei (programa específico da UE para fazer face às dificuldades permanentes da ultraperiferia) e 85% nas medidas do Prorural + aos agricultores (Programa de Desenvolvimento Rural para a Região Autónoma dos Açores).

"O ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Capoulas Santos, acaba de me informar que, no âmbito da reunião do Conselho de Ministros da Agricultura da União Europeia, a pretensão açoriana foi aprovada", adiantou o governante, considerando esta é uma "boa notícia para o setor e para os Açores" e que demonstra, também, a "boa articulação" que existe entre os dois executivos na defesa do setor agrícola.

O secretário regional da Agricultura e Florestas destacou que esta decisão europeia chega num momento importante para o setor agrícola e leiteiro.

"Como sabemos, nos Açores, o preço do leite pago aos produtores está com valores muito abaixo do que acontece no resto da União Europeia. Naturalmente, esta antecipação de verbas, que irá ocorrer em outubro, irá dar outra liquidez à tesouraria das explorações agrícolas", referiu João Ponte.

Os Açores, com 2,5% do território nacional, produzem cerca de 30% do leite do país e 50% do queijo.

SR // MSF

Lusa/Fim

+ notícias: País

Transplante pulmonar deu uma "segunda vida" a 400 doentes em Portugal

Os novos pulmões de Paulo Fradão foram transplantados há sete anos no Hospital Santa Marta, dando-lhe “uma segunda vida”, tal como aos 400 doentes que, desde 2001, foram submetidos a esta intervenção que os livrou da morte iminente.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.