Bruxelas dá 'luz verde' a antecipação de pagamentos a agricultores afetados pela seca

| Economia
Porto Canal com Lusa

Bruxelas, 18 jul (Lusa) -- O ministro da Agricultura, Capoulas Santos, disse hoje, em Bruxelas que a Comissão Europeia aceitou que os pagamentos das ajudas aos agricultores afetados pela seca sejam antecipados para 16 de outubro, no valor de 400 milhões de euros.

Bruxelas permitiu que sejam antecipados "os pagamentos dos primeiro e segundo pilares da Política Agrícola Comum a partir de 16 de outubro, permitindo assim injetar nos agricultores e nas explorações agrícolas um conjunto de apoios de cerca de 400 milhões de euros", disse o ministro, aos jornalistas.

Por outro lado, passa a ser possível que os animais pastem em zonas de interesse ecológico - áreas que são interditas ao pastoreio -- "nos casos em que existe manifesta falta de alimento para os animais, sem que os agricultores sofram qualquer penalização com esse facto", salientou Luís Capoulas Santos.

O adiantamento das verbas dá "algum alívio de tesouraria" aos agricultores em causa.

IG/ACC // MSF

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.