Montalegre revisita lendas locais em espetáculo da última sexta-feira 13 do ano

| Norte
Porto Canal / Agências

Montalegre, 12 dez (Lusa) -- Montalegre celebra a última sexta-feira 13 deste ano com um espetáculo teatral de luz, cor e som baseado nas lendas do concelho, junto ao castelo, e com a queimada do padre António Fontes, disse hoje fonte da autarquia.

O calendário de 2013 foi "favorável" a esta vila de Trás-os-Montes, no distrito de Vila Real, e reservou-lhe duas daquelas datas associadas ao azar (setembro e dezembro), nas quais domina a animação, originalidade e oculto.

O presidente da Câmara de Montalegre, Orlando Alves, referiu hoje à Lusa que o investimento no evento ultrapassa já os 100 mil euros, mas tem "risco zero".

Esperando de 30 a 40 mil visitantes, provenientes de norte a sul do país e da vizinha Espanha, o autarca frisou que a comemoração da "Noite das Bruxas" é uma janela de oportunidades e de valorização do território.

"Quem vem à sexta-feira 13 não fica só uma noite, fica todo o fim de semana, o que faz com que durma, coma e consuma em Montalegre, impulsionando a economia local", disse.

Para a última "Noite das Bruxas" do ano, a organização vai apresentar o espetáculo "A Praga de Fogo", baseado nas lendas de Montalegre, nomeadamente a de Mourilhe, na qual um mouro e uma cristã se apaixonam.

Como são esperadas temperaturas muito baixas, a autarquia vai combater o frio acendendo fogueiras nas ruas da vila.

"O frio não vai afastar as pessoas, aliás pode funcionar como atrativo. A sexta-feira 13 já foi amplamente testada, superando chuva, neve e frio", considerou Orlando Alves.

A vila vai ser invadida por bruxas, diabos, mafarricos, seres demoníacos e duendes que deambularão pelas ruas para tentar assustar os mais imprudentes excursionistas do oculto.

As lojas, restaurantes e hotéis estão decorados com motivos ligados a esta data "de azar" e as rotundas da vila estão vestidas a rigor com capas negras de bruxas. No caso específico de restaurantes e hotéis, com lotação esgotada, os seus responsáveis prometem infernizar o jantar dos convivas com refeições diabólicas e seres demoníacos a atormentá-los.

A figura principal da festa vai ser, como vem sendo habitual, o padre António Fontes, conhecido por "Dom Bruxo", que tem como tarefa a preparação da queimada, licor feito à base de aguardente, limão, maça e açúcar, acompanhada por um espetáculo piromusical.

Antes de servir a queimada ("mistela abençoada"), "Dom Bruxo" faz o esconjuro da bebida, recitando a ladainha "mochos, corujas, sapos e bruxas, demónios, trasgos e diabos, espíritos das enevoadas veigas", livrando-a de maus-olhados, feitiços e bruxedos.

A diversão e animação continuam, até de madrugada, pelos bares e discotecas.

A Câmara de Montalegre organiza a Noite das Bruxas desde 2002, que decorre todas as sextas-feiras 13, sendo já parte integrante do calendário cultural da região.

SYF // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

As imagens do carro que se despistou durante fuga policial em Matosinhos

Um jovem de 24 anos foi detido pela Divisão de Trânsito da PSP do Porto, na manhã desta sexta-feira, em Matosinhos, após uma perseguição policial, avançou o Correio da Manhã. O jovem ao perceber a presença dos agentes da polícia, fugiu a alta velocidade, adotando uma condução perigosa.

Detido suspeito de esfaquear duas pessoas numa estação de metro em Gaia

A Polícia Judiciária deteve esta sexta-feira, um homem de 22 anos suspeito da agredir duas pessoas em General Torres, na passada quarta-feira, tal como avançou o Porto Canal.

Nova ponte em Paços de Ferreira já tem data de abertura à circulação

Paços de Ferreira, no distrito do Porto, vai abrir à circulação rodoviária, no dia 25 de abril, o novo viaduto sobre o rio Carvalhosa, uma obra que custou cerca de 1,66 milhões de euros, segundo a autarquia local.