Cerca de 80% do perímetro do incêndio em Alijó está controlado

Cerca de 80% do perímetro do incêndio em Alijó está controlado
| Norte
Porto Canal com Lusa

O reforço de efetivos no terreno e a descida de temperaturas permitiram controlar durante a noite cerca de 80% do incêndio que lavra e Alijó desde domingo, informou hoje o presidente da Câmara, Carlos Magalhães.

"Felizmente a noite foi-nos favorável. A estratégia que foi disposta no terreno resultou com a previsão do abaixamento da temperatura. Houve algum aumento da humidade e as máquinas de rastos que foram colocadas e a técnica do contrafogo tudo isso resultou", explicou o autarca.

Num ponto da situação feito aos jornalistas às 9:00, foi dito que, face à evolução do incêndio nas últimas horas, é expectável que durante a manhã se consiga controlar o incêndio.

Apesar disso, anotou o autarca, não deixa de haver preocupação face à previsível subida de temperatura nas próximas horas.

"Todo o incêndio causa sempre preocupação. Há um ligeiro vento que se está a levantar e a temperatura vai subir. Vamos entrar naqueles momentos críticos, lá para o meio dia, uma hora, em que tudo poderá acontecer", observou.

Neste momento encontram-se no terreno mais de 700 efetivos, dois meios helicópteros ligeiros e dois aviões.

O incêndio lavra numa zona de escarpas, de difícil acesso.

Na noite de segunda-feira, foi ativado o Plano de Emergência Municipal o que permitiu o reforço de meios.

O presidente informou ainda que as pessoas que tiveram de abandonar as suas casas já começaram a regressar porque estão asseguradas as condições de segurança.

+ notícias: Norte

Turistas que morreram em acidente na Namíbia eram de Leça da Palmeira

Os dois turistas que morreram na sequência de um acidente que envolveu dois autocarros na estrada C14, na zona de Walvis Bay, esta quarta-feira, eram de Leça da Palmeira, adianta o Correio da Manhã. 

Prepare o guarda-chuva. Depois de dias de “verão” a Norte, chuva regressa nos próximos dias

Depois de duas semanas com temperaturas a relembrar o verão, a chuva está de regresso ao Norte do país nos próximos dias, prolongando-se até ao final da próxima semana, entre 26 de abril a 3 de maio.

Paços de Ferreira investe 750 mil euros na requalificação da antiga EN207

Paços de Ferreira, no distrito do Porto, vai requalificar a antiga Estrada Nacional 207 (EN 207), no âmbito de uma empreitada estimada em cerca de 750 mil euros, segundo a autarquia local.