Venezuela: Nova acusação contra Procuradora-geral

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Caracas, 18 jul (Lusa) - A autoridade responsável pelo controlo dos gastos públicos do Estado venezuelano acusou hoje a Procuradora-geral, Luísa Ortega Diaz, de dificultar as medidas de fiscalização financeira do Ministério Público (MP).

"A Controladoria-Geral, no uso das atribuições constitucionais e legais, iniciou uma auditoria fiscal no Ministério Público, a 23 procuradorias superiores a nível estadual e a entidades descentralizadas ou fundações ligadas ao MP, que tem sido dificultada pela Procuradora-geral", disse o responsável pela instituição, Manuel Galindo.

Em declarações ao canal estatal Venezuelana de Televisão (VTV), Manuel Galindo explicou que o comportamento da Procuradora implica uma multa, do qual será notificada, nos próximos dias, e a realização da auditoria.

O objetivo da auditoria é verificar a legalidade, exatidão, veracidade e correção de operações do MP.

Apoiante do 'chavismo', Luísa Ortega Diaz denunciou, em abril último, uma rutura constitucional e acusou o Presidente Nicolas Maduro de "terrorismo de Estado", e de pretender converter a Venezuela num "Estado policial".

A Procuradora-geral acusou ainda Maduro de querer acabar com o legado do antigo chefe de Estado Hugo Chávez (1999-2013) com a eleição de uma Assembleia Constituinte, marcada para 30 de julho, para alterar a Constituição.

FPG //EJ

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.