Novo livro da poetisa Maria Teresa Horta, "Poesis", é apresentado hoje em Lisboa

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 18 jul (Lusa) -- O novo livro da poetisa Maria Teresa Horta, "Poesis", é apresentado hoje, em Lisboa, ao final da tarde, num conversa entre a autora e o jornalista Nicolau Santos.

"Poesis" é o título do novo livro de poesia de Maria Teresa Horta, que se estreou literariamente em 1960, e a conversa entre a poetisa e o jornalista está agendada para as 18:30, na Livraria Leya na Buchholz, na rua Duque de Palmela, em Lisboa.

Segundo comunicado das Publicações D. Quixote, que chancelam a obra, esta é "uma reflexão sobre a poesia e, também, um retrato poético sobre a vida da própria autora enquanto poetisa, com vários poemas alusivos ao seu percurso pessoal, abordando as dificuldades e as perseguições de que foi alvo enquanto mulher e autora de poesia erótica".

Maria Teresa Horta, de 80 anos, fez parte do grupo literário denominado "Poesia 61" e estreou-se com "Espelho Inicial" (1960).

Na área da poesia tem publicados 22 títulos, além de antologias, como "Poesia Reunida 1960-2006", em 2009.

Em 2012 publicou "As Palavras do Corpo (Antologia de Poesia Erótica)" e "Poemas para Leonor", este último inspirado na poetisa Leonor de Almeida Lorena e Lencastre, marquesa de Alorna, uma antepassada sua, do lado materno, e sobre quem escreveu o romance "As Luzes de Leonor", que lhe valeu o Prémio D. Diniz.

A livraria Leya na Buchholz foi a escolhida, este ano, como Livraria Preferida, numa eleição 'online', promovida pela Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL), no âmbito do programa "Ler em Todo o Lado".

NL // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: País

Número de desempregados sobe 6% em março

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego caiu 1,9% em março face a fevereiro, mas subiu 6% em termos homólogos, totalizando 324.616, segundo dados do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).

Euromilhões. Já são conhecidos os números e estrelas que valem 120 milhões de euros

Já foram revelados os números que compõem a chave do sorteio desta sexta-feira, 031/2024.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".