Sismo de magnitude 7,7 ao largo da Rússia, alerta de tsunami

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Washington, 18 jul (Lusa) -- Um sismo de magnitude 7,7 na escala aberta de Richter foi hoje registado na costa da Rússia, informou o Centro Geológico dos Estados Unidos, levando as autoridades a emitir um alerta de tsunami em algumas zonas do Pacífico.

As ondas não deverão exceder os 0,3 metros acima do nível da maré alta na costa da região em estado de alerta, da Rússia ao Havai, disse o Centro de Alertas de Tsunami do Pacífico.

O sismo foi registado às 23:34 GMT (00:34 em Lisboa), com hipocentro localizado a 11,7 quilómetros de profundidade e epicentro à latitude de 54,466 graus norte e longitude de 168,822 graus leste, a 199 quilómetros a leste-sudeste de Nikolskoye, na ilha de Bering, onde vivem mais de 600 pessoas.

O Centro de Alertas de Tsunami do Pacífico emitiu um aviso para advertir sobre a possibilidade de "perigosas ondas de tsunami" para o Japão, Rússia, ilhas Marshall e Yap, além das costas norte-americanas de Guam, Havai, ilhas Marianas do Norte, Atol de Johnston, ilhas Midway e ilha Wake.

O arco das ilhas Aleutas, onde está localizada a ilha de Bering, é uma zona de grande atividade sísmica que compreende uma extensão de cerca de 3.000 quilómetros, desde o golfo norte-americano do Alasca, no leste, até à península russa de Kamchatka, no oeste.

FV // FV

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Homem ameaça fazer-se explodir no consulado do Irão em Paris

A polícia francesa cercou o consulado iraniano, esta sexta-feira, em Paris, depois de um homem ameaçar detonar explosivos presos ao corpo, segundo a agência Reuters.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.