Evacuada instituição que apoia jovens com deficiência no concelho de Almeida

| País
Porto Canal com Lusa

Almeida, Guarda, 17 jul (Lusa) - As instalações da ASTA - Associação Sócio-Terapêutica de Almeida, na localidade de Cabreira, concelho de Almeida, foi evacuada esta noite devido à proximidade do fogo que lavra no concelho, disse à agência Lusa o presidente da autarquia.

António Baptista Ribeiro, presidente da Câmara Municipal de Almeida, adiantou que às 23:00 a instituição foi evacuada e os 13 utentes e seis funcionários foram transportados para a Casa da Juventude de Almeida, "onde vão passar a noite".

Segundo o autarca, a decisão foi tomada por precaução, pois como a instituição apoia jovens com deficiência mental, foram retirados do local "para que não assistam a este cenário das chamas" que estão nas proximidades da aldeia de Cabreira.

"[A sua retirada do local] foi decidido e bem e entendeu-se que seria a melhor forma, porque o fogo está a aproximar-se", disse.

António Baptista Ribeiro contou que os jovens utentes da ASTA não corriam perigo, porque em redor das instalações "está tudo limpo" o que "evitaria a chegada do fogo".

"Não é porque haja propriamente perigo, mas como as chamas se estão a ver daqui, entendemos levá-los para a Casa da Juventude de Almeida, para passarem a noite mais tranquila", rematou o autarca de Almeida.

O incêndio que esta tarde começou no concelho da Guarda entrou no concelho de Almeida e tem quatro frentes que avançam em direção a quatro freguesias, disse também à Lusa o presidente da autarquia.

Segundo o autarca de Almeida, António Baptista Ribeiro, pelas 22:50 o incêndio rural seguia "ao longo de toda a Ribeira das Cabras", em direção às freguesias de Freixo, Parada, Cabreira e Amoreira.

"Não há vento, mas o incêndio está complicado. Está a lavrar nas duas margens da Ribeira das Cabras e com quatro frentes muito ativas", referiu o autarca que está no terreno a acompanhar a situação.

As chamas também atingiram o concelho do Sabugal, em particular a área da freguesia de Cerdeira, segundo o vereador Vítor Proença, com o pelouro da proteção civil.

O autarca desconhece os prejuízos causados pelo fogo, anunciando que na terça-feira os técnicos municipais irão para o terreno "fazer o levantamento do que aconteceu".

Vítor Proença adiantou à Lusa que durante o combate ao fogo que começou na zona de Rochoso, no concelho da Guarda, um veículo dos Bombeiros Voluntários do Sabugal "ardeu parcialmente" e um bombeiro sofreu ferimentos ligeiros, tendo tido alta após receber assistência hospitalar.

O fogo começou pelas 13:15 em Rochoso, no concelho da Guarda, e evoluiu para os concelhos vizinhos de Almeida e do Sabugal.

Pelas 23:50 o fogo rural estava a ser combatido por 272 operacionais e 93 viaturas, segundo informação disponibilizada na página da internet da Autoridade Nacional de Proteção Civil.

ASR // JLG

Lusa/Fim

+ notícias: País

Prazo para candidaturas de educadores e professores estendido até quinta-feira

O Ministério da Educação decidiu estender até quinta-feira o prazo para a submissão de candidaturas aos concursos para colocação de educadores de infância e professores dos ensinos básico e secundário das escolas públicas.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.