Fogo reacendeu em Abrunhosa-a-Velha, Mangualde

Fogo reacendeu em Abrunhosa-a-Velha, Mangualde
| País
Porto Canal com Lusa

Dois incêndios estão esta tarde a lavrar com intensidade no concelho de Mangualde, depois do fogo de Abrunhosa-a Velha ter reativado, informou fonte da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC).

Segundo a fonte, o fogo em Abrunhosa-a Velha reativou ao final da tarde de hoje, estando a ser combatido por 166 operacionais, apoiados por 50 meios terrestres e um meio aéreo.

O fogo em Póvoa de Cervães mantém-se, encontrando-se no teatro de operações às 19:00 de hoje 197 operacionais, apoiados por 59 meios terrestres e quatro meios aéreos.

"Neste fogo tivemos situações pontuais em que foi necessário reforçar a defesa de algumas habitações, nomeadamente em Chãs de Tavares, mas a situação está controlada e ultrapassada, sem vítimas a registar. As únicas casas afetadas são as duas de ontem [domingo], em que os habitantes foram deslocados para casas de familiares", explicou.

A ANPC referiu, ainda, que a dificultar o combate nestes dois incêndios do concelho de Mangualde está o aumento do vento, que "provocou algumas projeções".

"Foi necessário reposicionar meios neste teatro de operações e é isso que estamos a fazer", concluiu.

Estes incêndios deflagraram no domingo cerca das 16:00.

+ notícias: País

Preços dos combustíveis seguem em direções opostas. Confira as previsões

Depois de na última semana os preços dos combustíveis terem descido, a partir de segunda-feira as notícias não são boas para os condutores de carros a gasolina.

Um terço dos portugueses elegem 25 de Abril como a data mais importante do país

Em 2004 foi também esta a escolha de 52% dos inquiridos e de 59% da amostra no inquérito de 2014, face a outras datas propostas, como a adesão de Portugal à Comunidade Económica Europeia (CEE), em 1985, a implantação da República (1910), a restauração da independência em 1640, a Batalha de Aljubarrota (1385) e a chegada de Vasco da Gama à Índia (1498).

Número de desempregados sobe 6% em março

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego caiu 1,9% em março face a fevereiro, mas subiu 6% em termos homólogos, totalizando 324.616, segundo dados do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).