Matosinhos quer abertura imediata de concurso para substituir operadora Resende

Matosinhos quer abertura imediata de concurso para substituir operadora Resende
| Norte
Porto Canal com Lusa

O presidente da Câmara de Matosinhos anunciou hoje que vai propor à Área Metropolitana do Porto (AMP) a abertura "imediata" de um concurso público para a nova concessão dos transportes públicos no concelho e substituir a operadora Resende.

Esta proposta será formalizada na próxima reunião do Conselho Metropolitano do Porto, marcada para 28 de julho, referiu em comunicado o autarca Eduardo Pinheiro.

Esta decisão foi dada a conhecer numa reunião, realizada hoje, entre responsáveis da autarquia, AMP e a operadora de transportes públicos Resende.

O "investimento insuficiente" na substituição, conservação e manutenção de viaturas e os "dados alarmantes" do relatório da Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT), na sequência da solicitação feita pela câmara após um acidente mortal ocorrido em outubro último com uma viatura daquela empresa, levaram ainda a autarquia e a AMP a declararem "tolerância zero" relativamente a quaisquer acontecimentos e incidentes que radiquem em questões operacionais da empresa, salientou.

"Podendo estar em causa a substituição total ou parcial da rede de transportes públicos por razões de segurança ou risco público", vincou.

A AMT alertou que vai monitorizar as recomendações feitas à operadora de transportes Resende, no âmbito de uma auditoria que demonstrou ter havido um aumento de sinistralidade na ordem dos 33%.

Em causa está um operador rodoviário de transporte de passageiros que tem vindo a ser notícia devido a acidentes com os autocarros que integram a sua frota, nomeadamente incêndios em veículos que circulam na zona do Grande Porto, tendo o último sido registado na passada quinta-feira em Valongo.

O relatório dá nota de que houve um "aumento na sinistralidade de 2016 face a 2015, da ordem de 33%", ainda que aponte que os "acidentes não se encontram classificados por gravidade", sendo a principal causa apontada "a elevada taxa de rotatividade da categoria de motoristas".

Soma-se o facto de a Resende - empresa que desenvolve a sua atividade de serviço público de transporte de passageiros maioritariamente no concelho de Matosinhos e detém 60% das carreiras do concelho, com um quadro de pessoal de 179 colaboradores - estar em processo de certificação do seu Sistema de Gestão da Qualidade.

E, conta a AMT, para continuar a explorar as atuais carreiras, até 03 de dezembro de 2019, a Resende assinou um acordo com a Câmara de Matosinhos e a AMP que refere o "compromisso" de investir em material circulante, "com o objetivo de uma gradual renovação e melhoria da totalidade da frota".

+ notícias: Norte

Centro Geriátrico vai nascer em Rio Tinto para apoiar cerca de 150 utentes

Vai nascer um Centro Geriátrico em Rio Tinto, Gondomar, junto ao Centro Social de Soutelo, também naquela freguesia. A obra é uma aguardada há quase duas décadas e vai ter a capacidade e apoiar até 150 utentes. O Centro Social de Soutelo ajuda atualmente quase 200 idosos, em espaços localizados em Rio Tinto e em Campanhã, no Porto.

Incêndio destrói armazém da fábrica de detergentes Clorosol em Famalicão

Um incêndio de grandes dimensões destruiu, na madrugada desta sexta-feira, um armazém da fábrica da empresa Clorosol, dedicada à formulação e comercialização de detergentes. De acordo com fonte dos bombeiros as chamas deflagraram pelas 00h30 e o fogo só foi extinto quatro horas depois. Não houve feridos a registar apesar de a fábrica estar em funcionamento no momento da ocorrência.