Crédito para compra de carro superou 250ME em maio, máximo desde 2012

| Economia
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 17 jul (Lusa) -- O novo crédito ao consumo subiu 15,1% em maio para 572,237 milhões de euros, em termos homólogos, com os empréstimos para compra de carros a superarem os 250 milhões de euros, valores máximos desde, pelo menos, 2012.

Segundo dados hoje divulgados pelo Banco de Portugal, o valor total emprestado em maio (de 572,237 milhões de euros) significa mais 25,8% do que em abril e mais 15,1% face ao mesmo mês do ano anterior.

Por componentes, o maior valor concedido em maio foi para crédito automóvel, de 251,521 milhões de euros, o valor mais alto desde, pelo menos, 2012, segundo a compilação de dados feita pelo Banco de Portugal.

O montante concedido para compra de automóvel, em maio, representou um aumento de 25% face a abril e de 32% relativamente ao mesmo mês de 2016.

Para a finalidade 'créditos pessoais (sem finalidade específica, lar, consolidado e outras)' foram concedidos 227,069 milhões de euros em maio, mais 25,8% em relação a abril e 3,1% em termos homólogos.

Já para financiar despesas de educação e saúde e 'energias renováveis e locação financeira de equipamentos' foram concedidos 4,686 milhões, num aumento de 39,7% na variação mensal e 40,1% em termos homólogos.

Por fim, no crédito concedido em 'Cartões de Crédito, Linhas de Crédito, Contas Correntes Bancárias e Facilidades de Descoberto', o montante emprestado foi de 88,961 milhões de euros em maio, mais 25,8% face a abril e 15,1% relativamente ao mesmo mês de 2016.

IM // CSJ

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.