Soprano Filipa Portela venceu o 19.º Concurso de Interpretação do Estoril/2017

| País
Porto Canal com Lusa

Cascais, Lisboa, 17 jul (Lusa) -- A soprano Filipa Portela venceu o 19.º Concurso de Interpretação do Estoril/2017, no valor de 3.000 euros, e, em ex-aequo com a soprano Marina Pacheco, o Prémio do Público, foi hoje divulgado pela organização.

O Prémio permite à soprano Filipa Portela, de 29 anos, participar, no próximo ano, em vários concertos, nomeadamente com a Orquestra Sinfónica Portuguesa, a Orquestra Clássica do Sul, a Filarmonia das Beiras e a Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras.

Também no próximo ano, Filipa Portela, que terminou este ano a Licenciatura em Música, na Variante Canto, no Real Conservatório da Escócia, com o "Escom First Class Honours Degree", irá participar no 44.º Festival de Estoril-Lisboa, no 39.º Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim e no Cistermúsica - XXIII Festival de Música de Alcobaça, e também efetuar uma gravação na RDP/Antena 2.

No 2.º lugar ficou Raquel Saraiva, de 29 anos, em fagote, que receberá um prémio no valor pecuniário de mil euros. O 3.º prémio, no valor de 750 euros, foi em ex-aequo para Maria Nabeiro, de 19 anos (violoncelo) e Marina Pacheco, de 31 anos.

O Prémio do Público, no valor de 250 euros, foi ex-aequo para as sopranos Filipa Portela e Marina Pacheco.

O júri foi presidio pela maestrina Maria Teresa de Macedo, e constituído ainda por Nuno Pólvora, do Teatro Nacional de São Carlos, e Mário Marques, em representação do Festival Estoril Lisboa, que organiza a competição.

Filipa Portela, a vencedora do certame, realizou, em 2015, um estágio profissional na "Operação Nariz Vermelho", como "Doutora Palhaço", tendo feito visitas semanais a hospitais no Porto, em Coimbra e em Braga.

Participou no Curso Internacional de Música Vocal, organizado pela Universidade de Aveiro. No ano passado, participou na ópera "La Bohème", de Puccini, tendo interpretado o papel de Musetta, numa produção da companhia Opera Bamba, em Paisley, na Escócia.

Participou no Curso Internacional de Música Vocal organizado pela Universidade de Aveiro.

Com a bolsa de Especialização e Aperfeiçoamento Artístico, da GDA (Gestão dos Direitos dos Artistas), finalizou a licenciatura em Música, na Variante Canto, pela Universidade de Aveiro.

Este ano foi finalista do concurso Governor's Prize, no Royal Conservatoire of Scotland.

NL // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: País

Perto de 600 ocorrências em todo o país devido ao mau tempo

Portugal continental registou entre as 0h00 e as 19h00 desta quinta-feira 598 ocorrências devido ao mau tempo, tendo-se registado dois fenómenos extremos de vento, na bacia do Tejo e Silves (Faro).

Terceiro prémio do Eurodreams a caminho de Portugal 

 A chave do sorteio de Eurodreams desta quinta-feira, 14 de março de 2024, ditou a atribuição de um terceiro prémio a um apostador português, que equivale a 81.94 euros.

Rede Expressos lança oito novas ligações diárias entre Lisboa e Porto

A Rede Expressos, principal empresa de transporte rodoviário de passageiros de média e longa distância em Portugal, planeia ampliar a sua oferta durante o período da Páscoa. Isso inclui a adição de novas rotas e um aumento na frequência dos trajetos mais procurados