Cineasta e encenador William Oldroyd em Lisboa para a estreia de "Lady Macbeth"

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 17 jul (Lusa) - O cineasta e encenador britânico William Oldroyd regressa a Portugal para acompanhar, em Lisboa, a estreia da longa-metragem "Lady Macbeth", que chega às salas portuguesas de cinema, na próxima quinta-feira.

William Oldroyd, conhecido pelo trabalho de encenação no Young Vic Theatre e na Royal Shakespeare Company, vai estar no cinema Monumental, em Lisboa, na antestreia do filme, hoje, às 21:45, e na quinta-feira, às 21:30, com a psicóloga Joana Amaral Dias, para uma sessão de debate com o púbilico, anunciou hoje a distribuidora Alambique.

Oldroyd esteve em Portugal em 2010, para a montagem das óperas "La Serva Padrona", do napolitano Pergolesi, compositor do barroco tardio, e "To Hell and Back", do norte-americano contemporâneo Jake Heggie, duas encenações com a orquestra Divino Sospiro, que tiveram estreia europeia no Teatro Sá de Miranda, em Viana do Castelo.

Baseado no romance "Lady Macbeth de Mtsensk", de Nikolai Leskov, inspirado na personagem de Shakespeare, que também deu origem à ópera homónima de Dmitri Chostakovitch, "Lady Macbeth", com adaptação de Alice Birch, é um 'thriller' que lembra Alfred Hitchcock e o clássico "Monte dos Vendavais", de William Wyler.

Passado na Inglaterra rural, em 1865, o drama centra-se em Katherine, "oprimida pelo seu casamento de conveniência com um homem com o dobro da sua idade e pelo pai deste".

Oldroyd transforma o texto num ensaio "sobre a culpa", distanciando-se da novela russa - "mais conservadora, inclusive quanto ao papel da mulher na sociedade", e aproximando-se mais dos temas tratados por Shakespeare, como o combate interior que dilacera a personagem, levada a primeiro plano do drama, como destaca a plataforma espanhola Miradas de Cine, da Macnulti Editores.

"Lady Macbeth" é a primeira longa-metragem de Oldroyd, já distinguida com sete prémios, em dez nomeações, de melhor filme, melhor primeira obra e da crítica, em festivais como o de Toronto e de San Sebastián.

O realizador, que a Variety colocou na lista de dez "directors to watch" (dez novos realizadores a seguir), dirigira antes três curtas-metragens, "In Mid Wickedness" e "Best", ambas de 2013, e "Christ's Dog", de 2011, que também estiveram em destaque no festival de Sundance.

Shakespeare, Henrik Ibsen, Samuel Beckett, Jean-Paul Sartre, Elias Canetti são autores que Oldroyd tem levado à cena, nos principais palcos europeus e no Japão. Para a English Touring Opera encenou "Don Pasquale", de Donizetti, e "Teseo", de Handel.

MAG // LIL

Lusa/Fim

+ notícias: País

MB Way "em baixo". Transferências e pagamentos com dificuldades

Ao longo da manhã desta terça-feira, os utilizadores de MB Way estão a sentir dificuldades em utilizar a aplicação para fazer transferências e/ou pagamentos. A informação está a ser avançada pelo Jornal de Notícias que, após ter contactado a Sociedade Interbancária de Serviços (SIBS), fala em alguns “constrangimentos técnicos”.

Número de atropelamentos aumentou em março

A PSP detetou uma média de 510 infrações rodoviárias por dia em março, mês em que desceu o número de acidentes e feridos ligeiros, mas aumentaram os feridos graves e os atropelamentos comparativamente a março de 2023.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".