Situação "francamente melhor" em Alijó, mas fogo ainda não está dominado

| Norte
Porto Canal com Lusa

A situação do incêndio que lavra em Alijó, no distrito de Vila Real, está "francamente melhor", mas as chamas ainda não estão dominadas e há quatro zonas "que inspiram bastantes cuidados", informou esta segunda-feira a Proteção Civil.

O ponto da situação foi feito pouco depois das 08h00 pela comandante operacional no terreno, Pedro Nunes, que deu conta de que "não já nenhuma povoação em perigo" e que o itinerário IC5, que esteve cortado no domingo, já reabriu ao trânsito de forma condicionada.

"A situação está francamente melhor. As condições meteorológicas durante o período noturno favoreceram as operações de combate", indicou o responsável, ressalvando que "o incêndio não está, neste momento, ainda dominado".

Segundo disse, existem "quatro zonas que inspiram bastantes cuidados" e onde os operacionais estão "a trabalhar arduamente" para conseguirem "dentro do menor tempo alcançar" o objetivo de dominar o fogo que começou na madrugada de domingo.

Precisamente no domingo foram retiradas da localidade de Vila Chã algumas pessoas, como medida preventiva, e que durante o período noturno já regressaram a casa.

A circulação na zona obriga a algumas precauções devido ao intenso fumo que têm condicionado também a ação dos meios aéreos.

O comandante operacional indicou que já esta manhã "na zona norte do incêndio há visibilidade para que os meios aéreos possam operar e já foi dada ordem de missão para que dois aviões médios e dois aviões pesados se desloquem para o teatro de operações".

No terreno encontram-se cerca de 450 operacionais apoiados por cerca de 140 veículos.

Ainda durante a manhã, são esperadas quatro máquinas de rastro e o reforço de mais quatro destas máquinas do Exército, além de mais quatro pelotões militares, como disse o comandante operacional.

Pedro Nunes afirmou que o combate a este fogo "tem sido um pouco difícil porque a orografia é complicada, a secura dos combustíveis é complicada", trata-se de "um incêndio com uma intensidade bastante elevada que muitas vezes está acima da capacidade de extinção dos meios de combate".

As chamas e o fumo estão a condicionar apenas, em termos de circulação na zona, segundo o ponto da situação feito, "algumas estradas locais e alguns caminhos penetrantes para o fogo cortados".

Relativamente aos prejuízos causados pelo incêndio, o comandante operacional disse que é uma avaliação que ainda não está feita e as "situações estão monitorizadas e avaliadas pelo serviço municipal de Proteção Civil".

+ notícias: Norte

Centro Geriátrico vai nascer em Rio Tinto para apoiar cerca de 150 utentes

Vai nascer um Centro Geriátrico em Rio Tinto, Gondomar, junto ao Centro Social de Soutelo, também naquela freguesia. A obra é uma aguardada há quase duas décadas e vai ter a capacidade e apoiar até 150 utentes. O Centro Social de Soutelo ajuda atualmente quase 200 idosos, em espaços localizados em Rio Tinto e em Campanhã, no Porto.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.