Alijó e Mangualde com mais de 650 bombeiros, são os maiores fogos ativos em Portugal

| Norte
Porto Canal com Lusa

Os incêndios de Alijó (Vila Real) e Mangualde (Viseu), que mobilizam mais de 650 bombeiros e cerca de 200 viaturas, são os dois maiores ativos esta segunda-feira de manhã segundo a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC).

De acordo com Patricia Gaspar, da ANPC, apenas os incêndios de Alijó, que pelas 08:00 tinha 465 bombeiros a combater as chamas, apoiados por 135 viaturas, e de Póvoa de Cervães, em Mangualde (Viseu), com 203 bombeiros e 61 viaturas, estavam ativos.

"São estes os dois incêndios de maior expressão e que se mantêm ativos [...]. Em Mangualde os outros dois já estão dominados", disse à Lusa a responsável.

Segundo a responsável da ANPC, pelas 08:00 estavam a ser mobilizados meios aéreos para o combate às chamas.

Depois de no domingo as autoridades terem retirado algumas pessoas das suas casas por causa da progressão dos incêndios, ao início da manhã não havia qualquer indicação de habitações ameaçadas pelas chamas em nenhum dos dois incêndios.

"Não temos indicação de nenhuma situação mais critica a destacar. Durante a tarde e início da noite de domingo houve necessidade de retirar pessoas de habitações que estavam na linha de progressão do incêndio, mas foram deslocações preventivas para locais com maior segurança", acrescentou a responsável da ANPC.

As 35 pessoas que no concelho de Alijó estiveram deslocadas no pavilhão gimnodesportivo, durante o dia de domingo, já puderam regressar às suas casas.

Também a circulação rodoviária nas estradas que tinham sido cortadas por causa do incêndio em Alijó já foi reposta, designadamente o IC5, que liga Alijó a Miranda do Douro.

+ notícias: Norte

Incêndio em habitação provoca dois feridos em Gondomar

Um incêndio numa habitação causou dois feridos, na tarde desta quinta-feira, em Baguim do Monte, na freguesia de Rio Tinto, em Gondomar, confirmou ao Porto Canal o Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil da Área Metropolitana do Porto.

Atualização do estado das vítimas do incêndio em Rio Tinto

Um incêndio numa habitação causou dois feridos, um deles em estado grave, na tarde desta quinta-feira, em Baguim do Monte, na freguesia de Rio Tinto, em Gondomar, confirmou ao Porto Canal o Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil da Área Metropolitana do Porto.

Vítima encarcerada após despiste na A28

O despiste de um veículo ligeiro, na A28, na saída de Outeiro, em Viana do Castelo, deixou na tarde desta quinta-feira, uma mulher de 45 anos encarcerada.