Portugal em risco 'elevado' de exposição aos UV

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 17 jul (Lusa) -- Portugal apresenta hoje um risco 'muito elevado de exposição à radiação ultravioleta (UV), com exceção do grupo oriental dos Açores, com risco 'elevado', segundo dados do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Para as regiões com risco 'muito elevado' e 'elevado', o Instituto recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, 't-shirt', guarda-sol e protetor solar, além de desaconselhar a exposição das crianças ao sol.

Os índices UV variam entre menor do que 2, em que o UV é 'baixo', 3 a 5 ('moderado'), 6 a 7 ('elevado'), 8 a 10 ('muito elevado') e superior a 11 ('extremo').

O IPMA prevê para hoje, em Portugal continental, céu pouco nublado ou limpo, com nebulosidade matinal no litoral oeste que pode persistir a norte do Cabo Raso.

O céu vai estar pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade no litoral Norte e Centro e na região Sul até final da manhã, podendo essa nebulosidade persistir a norte do Cabo Raso.

O vento vai soprar fraco a moderado e a temperatura máxima deverá descer, em especial nas regiões do Norte e Centro.

Para os Açores, o IPMA prevê períodos de céu muito nublado, mas com boas abertas nos grupos Ocidental e Oriental, sendo que são aguardados aguaceiros no grupo central.

Na Madeira, as previsões apontam para períodos de céu muito nublado, apresentando-se em geral muito nublado nas vertentes sul da ilha da Madeira. O vento será fraco a moderado.

SB // SB

Lusa/Fim

+ notícias: País

Preços dos combustíveis seguem em direções opostas. Confira as previsões

Depois de na última semana os preços dos combustíveis terem descido, a partir de segunda-feira as notícias não são boas para os condutores de carros a gasolina.

Euromilhões. Já são conhecidos os números e estrelas que valem 120 milhões de euros

Já foram revelados os números que compõem a chave do sorteio desta sexta-feira, 031/2024.

Um terço dos portugueses elegem 25 de Abril como a data mais importante do país

Em 2004 foi também esta a escolha de 52% dos inquiridos e de 59% da amostra no inquérito de 2014, face a outras datas propostas, como a adesão de Portugal à Comunidade Económica Europeia (CEE), em 1985, a implantação da República (1910), a restauração da independência em 1640, a Batalha de Aljubarrota (1385) e a chegada de Vasco da Gama à Índia (1498).