Governo declara ex-Presidente mexicano Vicente Fox "personna non grata"

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Caracas, 17 jul (Lusa) - O Governo da Venezuela declarou no domingo o ex-Presidente mexicano Vincente Fox como 'personna non grata', anunciou o ministro dos Negócios Estrangeiros venezuelano, Samuel Moncada.

"Como ministro das Relações Externas da Venezuela anuncio a declaração de Vicente Fox como 'personna non grata'. Fox abusou da hospitalidade do povo venezuelano", tendo sido "pago para promover violência e a intervenção de potências estrangeiras", escreveu Moncada na rede de mensagens instantâneas Twitter.

Fox "quis provocar as autoridades para armar um circo mediático que servisse os vis interesses que o contrataram", sublinhou o responsável.

"Para bem da Venezuela, o Sr. Fox já não se encontra no país" e "não poderá regressar nunca mais à Venezuela", concluiu.

Vicente Foz chegou no sábado a Caracas, juntamente com os ex-presidentes Jorge Quiroga (Bolívia), Laura Chinchilla (Costa Rica), Andrés Pastrana (Colômbia) e Miguel Ángel Rodríguez (Costa Rica), para supervisionar o processo de consulta popular contra Nicolás Maduro, conduzido pela oposição venezuelana.

Em declarações à imprensa, no domingo, Fox comparou a consulta da oposição venezuelana com a jornada eleitoral realizada há 17 anos no México, em que o Partido Revolucionário Institucional perdeu o poder.

"Lembra-me de 02 de julho do ano 2000, no México, essa grande festa democrática (...) assim estava o povo, assim estava a gente, cheia de alegria, de entusiasmo, de esperança. Isso é o que hoje se vive aqui", disse, durante uma visita ao populoso bairro de Petare, no leste da capital.

Em declarações proferidas em La Califórnia Norte (leste de Caracas), Fox associou a consulta popular com "o fim da ditadura" na Venezuela.

"Passo a passo, voto a voto, a ditadura saíra (...) Agora é a vez do povo da Venezuela dirigir este grande país, recuperar a economia, recuperar os empregos, os alimentos e os medicamentos (...) México está convosco. Viva a liberdade, a democracia, o povo da Venezuela", disse Fox.

De acordo com a oposição venezuelana, mais de 7,1 milhões de eleitores participaram na consulta simbólica contra o projeto de constituição de uma Assembleia Constituinte apresentado pelo Presidente da Venezuela, Nicolas Maduro.

FPG // EJ

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Entra no mar em Espanha para resgatar jovem e morrem os dois 

Quatro pessoas morreram depois de terem caído ao mar em três acidentes nas costas atlântica e mediterrânica de Espanha, disseram os serviços de emergência espanhóis. As mortes ocorreram quando as autoridades espanholas emitiram avisos de ventos fortes e chuvas generalizadas em muitas partes do país.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.