Guarda costeira chinesa entra pela primeira vez em águas do oeste do Japão

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Tóquio, 16 jul (Lusa) -- Dois navios da Guarda Costeira chinesa penetraram no sábado as águas territoriais do oeste do Japão, na primeira incursão deste tipo, confirmaram hoje as autoridades japonesas.

As embarcações navegaram durante poucas horas em águas japonesas próximas da ilha de Tsushima e Okinoshima, situadas no Estreito da Coreia, segundo informou a Guarda Costeira japonesa numa conferência de imprensa.

A Guarda Costeira nipónica pediu às embarcações que abandonem as suas águas, mas não indicou por que motivo nem se considerou esta ação uma intrusão ilegal.

De acordo com a Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar, reconhece-se a navios de Estados terceiros o direito de passagem, sempre que esta aconteça em conformidade com o direito internacional e normas locais.

Barcos chineses, tanto de pesca como navios da Guarda Costeira, costumam penetrar frequentemente em águas que o Japão considera pertencerem ao seu território, em torno das ilhas islas Senkaku (Diaoyu, em chinês).

O conflito pela soberania das Senkaku, administradas por Tóquio mas reclamadas por Pequim, reacendeu desde que, em 2012, o Japão nacionalizou vários dos ilhotes desabitados.

Situadas no Mar do Sul da China, a cerca de 150 quilómetros de Taiwan e do arquipélago japonês de Okinawa, as Senkaku têm uma superfície total de sete quilómetros quadrados.

ISG//ISG

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Acidente na Namíbia que matou duas portuguesas feriu outros 16 cidadãos nacionais

O acidente na Namíbia que na quarta-feira envolveu autocarros com turistas e provocou a morte a duas portuguesas provocou ferimentos em 16 outros cidadãos nacionais, seis dos quais inspiram algum cuidado, segundo o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.

OMS alerta para consumo de álcool e cigarros eletrónicos entre os jovens

Mais de metade dos adolescentes experimentaram álcool e um em cada cinco fumou recentemente cigarros eletrónicos, alertou esta quinta-feira o Escritório Regional Europeu da Organização Mundial de Saúde (OMS), num relatório sobre hábitos de saúde.

Secretário-geral da NATO pede mais investimento militar e mais apoio à Ucrânia

O secretário-geral da NATO pediu hoje aos países da aliança atlântica que aumentem os gastos militares devido às tensões com a Rússia, e criticou o facto de a Ucrânia não ter recebido a ajuda prometida nos últimos meses.