Nevões no Chile causam um morto, dois feridos e milhares de casas sem luz

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Santiago do Chile, 16 jul (Lusa) -- A capital chilena foi atingida, no sábado, pelo maior nevão da década, um fenómeno que causou um morto, dois feridos e deixou mais de 300 mil casas sem eletricidade.

Santiago do Chile amanheceu coberta de um manto branco após um intenso temporal de neve que caiu durante a madrugada.

O governador da região metropolitana, Juan Pablo Gómez, informou que um trabalhador do hospital Sótero del Río, em Santiago, morreu depois de escorregar por causa da neve e bater com a cabeça.

Duas pessoas foram eletrocutadas no bairro de La Florida, com um cabo elétrico que se quebrou, mas não correm perigo de vida, indicaram as autoridades.

Praticamente todos os bairros da capital foram afetados pelo temporal, ainda que os nevões mais fortes se tenham verificado nas zonas da cidade mais próximas da cordilheira dos Andes.

Segundo o gabinete nacional de emergências, 316.200 casas foram afetadas por um corte no abastecimento de eletricidade na região metropolitana, que inclui a capital.

A direção meteorológica do Chile tinha alertado para a chegada de uma onda de frio polar no centro do país, que poderia provocar tempestades de neve.

As previsões indicam que não cairá mais neve na zona central do Chile, mas os termómetros vão continuar com temperaturas abaixo de zero.

ISG//ISG

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.