Jornal das 13 Jornal Diário Último Jornal

FC Porto e Pinto da Costa absolvidos do processo 'Apito final'

FC Porto e Pinto da Costa absolvidos do processo 'Apito final'
fcporto.pt
| Desporto
Porto Canal com fcporto.pt

O Conselho de Justiça (CJ) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) decidiu, a cinco deste mês, absolver Jorge Nuno Pinto da Costa da infração disciplinar de “corrupção da equipa de arbitragem” no jogo Beira-Mar-FC Porto, disputado a 18 de abril de 2004.

Como consequência da decisão, também a Futebol Clube do Porto – Futebol, SAD foi absolvida, sendo anuladas todas as penas decididas pela Comissão Disciplinar (CD) da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) a 7 de maio de 2008: subtração de seis pontos à equipa do FC Porto (com efeito na temporada de 2007/08) e suspensão por dois anos do seu presidente, além de sanções pecuniárias.

A decisão surge na sequência do trânsito em julgado, em 15 de dezembro de 2016, do acórdão do Tribunal Administrativo de Círculo de Lisboa que considerou “inexistente” o acórdão do CJ da FPF de 4 de julho de 2008. Uma vez que essa reunião foi tida como nula por motivos administrativos, a matéria disciplinar que nela estava em causa – um recurso das decisões do Apito Final apresentado por Pinto da Costa – mantinha-se por julgar, e por isso voltou a ser apreciada pelo CJ da FPF.

Após novo exame das provas, o Conselho de Justiça decidiu absolver o presidente do FC Porto da acusação de “corrupção da equipa de arbitragem”. Tendo em consideração que “a sociedade desportiva é considerada objetivamente responsável pelos factos praticados diretamente por qualquer dos seus agentes”, também a FC Porto – Futebol, SAD foi absolvida das sanções impostas pela Comissão Disciplinar da Liga.

Com esta decisão, fica reposta a verdade desportiva da edição de 2007/08 da Liga, conquistada pelo FC Porto, no campo, com 20 vinte pontos de vantagem sobre o segundo classificado, o Sporting.

+ notícias: Desporto

"Nada do que foi divulgado no "Chama Imensa" foi sustentado por provas"

Francisco J. Marques sublinha que nada do que foi alegado no programa "Chama Imensa" da BTV foi suportado por provas.

"O Benfica está tão envolvido como Horácio Piriquito"

Francisco J. Marques afirma que a decisão de Horácio Piriquito de se demitir da posição de vogal do Conselho Fiscal da Federação Portuguesa de Futebol terá surgido na sequência da divulgação de emails com alegadas informações priviligiadas da FPF a Pedro Guerra.

Carlos Vieira lembra as lágrimas depois de vencer o Nacional de Ralis

Carlos Vieira sagrou-se este fim de semana Campeão Nacional de Ralis. O piloto natural de Fafe, falou em entrevista ao Porto Canal sobre todo o percurso que tem feito no mundo dos ralis, nos últimos anos.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

RELACIONADAS

DESCUBRA MAIS