Jornal Diário Jornal das 13 Último Jornal

FC Porto e Pinto da Costa absolvidos do processo 'Apito final'

FC Porto e Pinto da Costa absolvidos do processo 'Apito final'
fcporto.pt
| Desporto
Porto Canal com fcporto.pt

O Conselho de Justiça (CJ) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) decidiu, a cinco deste mês, absolver Jorge Nuno Pinto da Costa da infração disciplinar de “corrupção da equipa de arbitragem” no jogo Beira-Mar-FC Porto, disputado a 18 de abril de 2004.

Como consequência da decisão, também a Futebol Clube do Porto – Futebol, SAD foi absolvida, sendo anuladas todas as penas decididas pela Comissão Disciplinar (CD) da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) a 7 de maio de 2008: subtração de seis pontos à equipa do FC Porto (com efeito na temporada de 2007/08) e suspensão por dois anos do seu presidente, além de sanções pecuniárias.

A decisão surge na sequência do trânsito em julgado, em 15 de dezembro de 2016, do acórdão do Tribunal Administrativo de Círculo de Lisboa que considerou “inexistente” o acórdão do CJ da FPF de 4 de julho de 2008. Uma vez que essa reunião foi tida como nula por motivos administrativos, a matéria disciplinar que nela estava em causa – um recurso das decisões do Apito Final apresentado por Pinto da Costa – mantinha-se por julgar, e por isso voltou a ser apreciada pelo CJ da FPF.

Após novo exame das provas, o Conselho de Justiça decidiu absolver o presidente do FC Porto da acusação de “corrupção da equipa de arbitragem”. Tendo em consideração que “a sociedade desportiva é considerada objetivamente responsável pelos factos praticados diretamente por qualquer dos seus agentes”, também a FC Porto – Futebol, SAD foi absolvida das sanções impostas pela Comissão Disciplinar da Liga.

Com esta decisão, fica reposta a verdade desportiva da edição de 2007/08 da Liga, conquistada pelo FC Porto, no campo, com 20 vinte pontos de vantagem sobre o segundo classificado, o Sporting.

+ notícias: Desporto

Vítor Oliveira quer provocar surpresa na receção ao favorito FC Porto

O treinador Vítor Oliveira disse este sábado que espera provocar "uma surpresa na receção ao favorito" FC Porto, antevendo que só um Portimonense no limite das suas capacidades poderá criar uma séria oposição ao líder da I Liga de futebol.

Atualizado 25-02-2018 11:45

Joaquim Silva e Rafae Reis são os únicos portugueses na Caja Rural

Joaquim Silva e Rafael Reis deixaram a W52-FC Porto para rumar à espanhola Caja Rural. Os dois ciclistas portugueses não esquecem no entanto a equipa azul e branca.

PyeongChang2018: Comité Olímpico mantém suspensão da Rússia por dopagem institucionalizada

Seul, Coreia do Sul, 25 fev (Lusa) - O Comité Olímpico Internacional anunciou hoje que manterá a exclusão da Rússia por dopagem institucionalizada, inviabilizando a vontade dos atletas russos de desfilarem com a bandeira do país na cerimónia de encerramento dos Jogos de PyeongChang.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.