Nona edição do Festival Todos regressa à Colina de Santana em Lisboa

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 15 jul (Lusa) -- A nona edição do festival Todos vai regressar à Colina de Santana, de 08 a 10 de setembro, para ajudar a "viajar pelo mundo sem sair de Lisboa", desta vez com um programa centrado no convívio.

Em comunicado, a organização do Todos - Caminhada de Culturas salienta as "interrogações, dúvidas, medos" que pautam a conjuntura mundial, justificando a decisão de apostar num programa centrado no convívio e na celebração, que combata "esse medo e desconfiança".

Um dos destaques da programação deste ano é o projeto "Palácio Passajar", que vai promover o encontro de quatro artistas convidados com um grupo de refugiados a viver em Lisboa, para uma exploração da "linha ténue entre estar suspenso realmente, e a suspensão a que a arte" convoca, nos dias 08, 09 e 10 de setembro, no Palacete Gomes Freire.

O grupo de malabaristas Protocole vai instalar-se no bairro da Colina de Santana, uma semana antes do festival, e convidar os habitantes "a entrar numa investigação sobre malabarismo com sabor a poesia", que vai culminar num espetáculo a apresentar dia 09 de setembro, no antigo quartel da GNR.

"Rifar o Meu Coração", de Mónica Calle, leva o teatro à rua Luciano Cordeiro, nos dias 08 e 09 de Setembro.

Nos dias 09 e 10 de setembro, o espetáculo "Pangeia", de Tiago Cadete, vai levar o espectador numa "viagem sonora e visual pelo universo dos irmãos Grimm", no auditório do Goethe-Institut.

O grupo PortuGoesas promete ainda fazer uma "abordagem erudita do cancioneiro tradicional e sacro da música portuguesa e goesa", na Igreja do Hospital dos Capuchos, no dia 10 de setembro.

O continente africano vai ser outro dos focos da nona edição do festival, que vai incluir a participação do Grupo Acrobático de Tânger, nos dias 09 e 10 de setembro.

Na área da música, e ainda com foco em África, o festival vai contar com a atuação da Orquestra Todos e de Aline Frazão, no dia 08 de setembro, e com o grupo Biru & o Bando, que tem atuação marcada para 09 de setembro.

Marlene Monteiro de Freitas, dançarina nascida em Cabo Verde, vai participar nos dias 09 e 10 de setembro.

No teatro, há ainda destaque para as colaborações entre Rui Catalão e Luís Leonardo Mucauro, nos dias 08, 09 e 10 de setembro, e Klemente Tsamba e Margarida Cardeal, nos dias 09 e 10 de Setembro.

Esta vai ser a terceira vez que a Colina de Santana é o centro do festival Todos - Caminhada de Culturas, com o programa deste ano dividido entre o Antigo Hospital Miguel Bombarda, o Jardim do Campo Santana, a rua Luciano Cordeiro e o antigo quartel da GNR.

O festival intercultural Todos - Caminhada de Culturas é uma iniciativa da Câmara Municipal de Lisboa, do Gabinete Lisboa Encruzilhada de Mundos (GLEM) e da Academia de Produtores Culturais.

O programa do festival, que ainda está sujeito a alterações, inclui ainda visitas guiadas, gastronomia, graffiti e exposições de fotografia.

RZC/MAG // MAG

Lusa/fim

+ notícias: País

EuroDreams. Dois apostadores vencem prémio de dois mil euros por mês durante cinco anos

A chave do sorteio de Eurodreams desta segunda-feira ditou a atribuição de um terceiro prémio a oito apostadores portugueses, no valor de 137,73 euros.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.